05/04/2012

Campo Mourão tenta recuperação em Ponta Grossa

O Campo Mourão Futsal/Fecam tem outra difícil missão neste sábado de aleluia, quando enfrenta o Ponta Grossa, no Ginásio Oscar Pereira, na região dos Campos Gerais (Centro-Norte do Paraná).

Imagem do último confronto entre as duas equipes em 2011
com vitória mourãoense por 2 a 0
Será o quarto compromisso do time mourãoense, que perdeu duas e venceu uma partida até agora. No último compromisso derrota por 4 a 2 para o Araupel/Quedas Futsal, em Quedas do Iguaçu (Sudoeste Paranaense).

Para o jogo deste sábado, o técnico Marcio Rinaldo ainda tem dúvida quando a utilização do ala/fixo Julio, que não jogou em Quedas por conta de uma contusão. Contudo, no quesito disciplina, a equipe não tem nenhum atleta suspenso.

Confiante, Marcio Rinaldo diz que apesar da derrota na última rodada, o time está bastante motivado para a disputa das próximas partidas da competição. “A disputa da Chave Ouro é longa e temos que ter consciência que podemos sim dar a volta por cima. As dificuldades serão grandes, mas temos consciência de nossa responsabilidade e não podemos desanimar nas derrotas, pois as mesmas trazem amadurecimento para os próximos jogos, então, vamos jogar em Ponta Grossa e em todos os outros jogos com muita seriedade e esperança de vitória, pois queremos subir na classificação, e mesmo que o momento seja adverso, com disputas de jogos contra equipes de maior investimento financeiro, o grupo quer muito crescer”, ressalta o treinador.

Retrospectiva – A última vez que Campo Mourão e ponta Grossa se enfrentaram foi no ano passado na fase final dos Jogos Abertos do Paraná, em Toledo. Na oportunidade o time mourãoense venceu por 2 a 0 com gols de Paulinho e Boquinha.

Pela Chave Ouro, o último confronto entre as duas equipes ocorreu há quase cinco anos, em 2007, quando também Campo Mourão saiu vencedor, derrotando os ponta-grossenses por 2 a 1, no ginásio do Lar Paraná em Campo Mourão. Naquele mesmo ano, houve ainda um empate em 2 a 2 entre os dois times, também pela Chave Ouro, em Ponta Grossa.
COPA DO MUNDO: Confira tudo sobre as eliminatórias

A Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012, que ocorre na Tailândia entre os dias 1º e 18 de novembro, mobiliza seleções de todos os continentes. São 115 equipes disputando uma vaga no mundial, um recorde de participação conforme a entidade.

Brasil e Uruguai vão novamente duelar por
uma vaga no mundial
Para ter o direito de ser uma das 24 seleções a competir na Copa do Mundo, os países disputam seletivas entre os membros da confederação de seu continente. Boa parte das eliminatórias ainda não começou, enquanto algumas já estão em sua fase final, como a da Europa. A única concluída foi a da Oceania, que garantiu as Ilhas Salomão como representante do continente.

Confira como serão as eliminatórias ao redor do mundo:

AMÉRICA DO SUL - Gramado, no Rio Grande do Sul, será o palco das Eliminatórias Sul-Americanas, que acontecem entre os dias 15 e 22 de abril. As dez seleções inscritas foram divididas em dois grupos: no A, estão Argentina, Brasil, Chile, Peru, Bolívia; fazem parte do B Uruguai, Paraguai, Venezuela, Colômbia e Equador. Os dois melhores de cada chave avançam à semifinal e garantem automaticamente vaga para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012.

ÁSIA - O Campeonato Asiático de Futsal ocorre entre os dias 25 de maio e 1º de junho e mobiliza 16 equipes, divididas em quatro grupos. Os quatro primeiros da fase final garantem vaga para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A Tailândia, por ser o país-sede do torneio mundial, está automaticamente classificada.

Os países participantes são: Emirados Árabes Unidos, Quirguistão, Turcomenistão, Japão, China Taipei, Tadjiquistão, Líbano, Irã, Austrália, Coreia do Sul, Catar, Uzbequistão, Indonésia, China e Kuwait.

ÁFRICA - A competição que escolhe os representantes africanos na Copa do Mundo está dividida em três fases. Na primeira, Gabão, Guiné, Zimbábue e Sudão disputarão partidas de ida (entre os dias 6 e 8 de abril) e volta (entre 20 e 22), com os dois vencedores avançando.

Na segunda, entre os dias 4 e 6 e 18 e 20 de maio, Marrocos, Guiné Bissau, Moçambique, Zâmbia, Nigéria, Tunísia, Egito, África do Sul, Camarões, Líbia e mais os dois vencedores da primeira fase também fazem jogos de ida e volta, com seis seleções avançando. Na terceira, os classificados farão um derradeiro mata-mata entre os dias 8 e 10, e 22 e 24 de junho, com os três vencedores garantindo vaga no Mundial.

EUROPA - No Velho Continente, a primeira fase do torneio classificatório, que terminou em outubro de 2011, reuniu vinte equipes em cinco grupos, dos quais os primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores segundos colocados, se classificaram para a segunda fase. Nesta, vinte e oito seleções se enfrentaram e as duas melhores seleções de cada grupo se classificaram para o play-off, que ocorre entre os dias 25 e 28 de março e 8 e 11 de abril. As equipes classificadas para a fase final são: Noruega, Itália, Eslovênia, República Tcheca, Azerbaijão, Rússia, Eslováquia, Espanha, Hungria, Sérvia, Belarus, Portugal, Romênia e Ucrânia.

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL - Oito equipes disputam o Campeonato de Futsal da CONCACAF que acontece em julho, na Guatemala. Sete delas já estão decididas: Costa Rica, Guatemala, Cuba, México, Panamá, Estados Unidos e São Cristóvão e Névis. A oitava vaga está entre Canadá e El Salvador, cujas partidas ainda serão marcadas. Das oito equipes que disputam este torneio, as quatro melhores se classificam para o Mundial.

OCEANIA - O continente já decidiu seu representante na Copa do Mundo de Futsal: as Ilhas Salomão conquistaram a única vaga em um torneio, entre os dias 16 e 20 de maio de 2011, em Fiji. Além do país sede, Kiribati, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Ilhas Solomão, Taiti, Tuvalu e Vanuatu também participaram da competição continental.