23/01/2012

Liga Futsal: Reunião com proprietários das 20 franquias define detalhes da Liga 2012

A Liga Futsal 2012 deverá ter definições importantes no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), quando uma reunião tratará detalhes da 17ª edição da principal competição do salonismo nacional. A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) convocou os proprietários das 20 franquias para um encontro, que tem como tema a organização do campeonato. A reunião ocorrerá em Fortaleza.

Santos: Campeão a Liga Futsal em 2011

Serão discutidos na capital cearense temas como: organização, regulamento, premiação, fórmula de disputa, tabela e número de participantes da competição.

A edição de 2011 da Liga Futsal contou com a presença de 23 clubes, representando sete estados mais o Distrito Federal. O Santos foi o grande campeão, ao derrotar o Carlos Barbosa na decisão. Esta foi a primeira conquista de um clube paulista na Liga.

Apesar do título, o Alvinegro Praiano não participará da temporada 2012, uma vez que a diretoria santista optou por encerrar as atividades no futsal adulto. Os chamados "clubes de camisa" que estarão representados na Liga 2012 são: Corinthians, São Paulo e possivelmente o Internacional, que deve ter a sua vaga confirmada na reunião do dia 2.

A temporada anterior teve 315 jogos, com 1726 gols marcados, o que dá uma média de 5,48 gols por partida. O campeonato começou no dia 14 de março e se estendeu até 22 de novembro.
Já chegou

Quem já está na cidade em definitivo para iniciar o trabalho visando a temporada de 2012 é o técnico Marcio Rinaldo. Ele esteve em Campo Mourão no inicio do ano, mas retornou a Cascavel para resolver questões particulares antes de assumir a equipe, e agora voltou de vez para dar o "ponta pé" inicial ao trabalho.

Muito motivado, o treinador quer fazer história no Campo Mourão Futsal/Fecam e levar o time, quem sabe, a uma posição inédita na competição. Desde dezembro, quando foi contratado, Marcio Rinaldo vem participando ativamente de todas as negociações que envolvem a contratação de jogadores, e até mesmo da parte estrutural da equipe.
Chave Ouro: De volta a elite, Pato Branco lança projeto

O ex-jogador e agora dirigente, Lavardinha
Campeão da Chave Ouro em 2006 e da Chave Prata em 2011, quando ganhou novamente  ascenção a principal divisão do Estado, o Pato Branco promete vir forte para a disputa deste ano. Coordenado pelo ex-jogador Luiz Sérgio Lavarda, o Lavardinha, o time do Sudoeste está cheio de planos para a temporada. Na noite da última sexta-feira, patrocinadores, torcida organizada e imprensa participaram do lançamento oficial da equipe para 2012. 

Segundo o dirigente, o Pato manterá parte da equipe vencedora da Série Prata de 2011, com Vando, Nando, Douglão, Alex Gaúcho, Tato e Juninho. E, embora ainda esteja em negociação, o goleiro Renato pode continuar na equipe.

Os reforços virão de times de São Paulo, Santa Catarina e do próprio Paraná e são o goleiro Leandro De Martini, que até o ano passada atuava pelo Corinthians e já fez parte da seleção brasileira, o ala esquerda Wagnão (SP), o ala esquerda João Marcos (PR) o ala direita Giovanni (SP), o pivô Caio (PR) e o fixo Flávio (SC). A assinatura do pré-contrato do pivô Guilherme (SP) é aguardada para os próximos dias.

Lavarda explicou que quase todos os jogadores já estão vinculados ao Pato Futsal por pré-contrato e o contrato final será assinado após a realização dos exames médicos, o que deve ocorrer até a próxima sexta-feira, quando o time inicia oficialmente os treinos.