13/02/2012

Federação divulga tabela preliminar da Chave Ouro 

A FPFS divulgou na tarde de segunda-feira (13/02) a tabela preliminar do Campeonato Paranaense da Série Ouro. A tabela mostra os confrontos do primeiro e segundo turnos da Divisão Especial e os horários de mando das 16 equipes que disputam a competição estadual.

Dirigentes de equipes e diretores da FPFS durante arbitral
realizado em Cascavel
O diretor técnico da FPFS, Antonio Carlos Abrão, explicou porque a tabela é premiliminar: “A tabela ainda é preliminar porque ainda estamos no aguardo da tabela da Liga Futsal para podermos definir as datas dos jogos das três equipes paranaenses na competição”, disse o diretor técnico.

Abrão lembrou ainda que está no aguardo do calendário dos Jogos Abertos, ele disse: "Como a reunião que define o calendário dos Jogos do Governo do Paraná é na terça-feira (14/02) aguardamos para alterar na tabela oficial da Série Ouro", emendou o diretor.

Ele lembrou que assim que tenha as informações que precisa, se referindo a tabela da Liga e calendário dos Jogos do Governo do Estado, divulgará a tabela oficial da Divisão Especial com as datas e horários definitivos.

Confira aqui a tabela divulgada pela FPFS do primeiro e segundo turno:
Amorim deixa comando no Ciagym/Maringá

A diretoria do Oppnus/Maringá/Pam/Ciagym anunciou no domingo (12/02) o afastamento do técnico Adolpho Amorim da função de técnico da equipe. A diretoria esclarece que Amorim deixa o cargo por um projeto pessoal. Ele irá cursar Doutorado na UEM o que impossibilita sua participação nos jogos da Liga Futsal e do Campeonato Paranaense da Série Ouro.

Apesar do novo projeto Amorim continua na comissão técnica da equipe maringaense como auxiliar técnico. Ricardo Gonçalves Garcia Júnior, o Xepa assume o comando da equipe da Cidade Canção.

Amorim falou sobre o afastamento: “Foi uma decisão muito difícil, pois sempre sonhei em disputar uma Liga Nacional ainda mais no comando da equipe do meu coração que é o Ciagym e na minha cidade natal que tanto me orgulho de defender, mas tenho certeza que foi a melhor decisão para a equipe, pois não poderia estar presente em todos os treinos e em todos os jogos e isso comprometeria em muito o desempenho da equipe”, declarou Amorim.
Clubes aprovam fórmula proposta pela FPFS no arbitral da Chave Ouro

A fórmula de disputa do Campeonato Paranaense da Série Ouro foi definida ontem (11/02) no arbitral da competição realizado na cidade de Cascavel. As dezesseis equipes que disputarão a Divisão Especial estavam presentes, no entanto não houve votação. Por maioria, quatorze equipes aprovaram a fórmula de disputa da FPFS que teve algumas alterações. Os clubes que não aprovaram a fórmula foram o Ciagym Maringá Futsal e a Copagril Futsal.

A fórmula da FPFS segundo o diretor técnico da entidade, Antonio Carlos Abrão, era uma tentativa de atender aos anseios dos clubes da Divisão Especial. O diretor viu que as equipes gostariam de receber todas as equipes, principalmente as que disputam a Liga Futsal, em casa e também gostariam de um calendário extenso. Por isso a FPFS propôs o campeonato em dois turnos, de ida e volta.

A competição será disputada em dois turnos em que as dezesseis equipes se enfrentam em partidas de ida e volta, as doze melhores avançam para a 2.ª Fase e formam o Play-Off, seis contra seis. Os seis vencedores do mata-mata avançam as Quartas-de-Final e os dois perdedores com maior índice técnico também, essa uma alteração proposta pelos clubes. Ao final da 1.ª Fase as duas equipes que menos somarem pontos serão rebaixadas para a Série Prata.

Uma das alterações em relação ao modelo proposto pela FPFS foi sobre o quadrangular que definia os rebaixados. Esse quadrangular foi excluso. Outra alteração era em relação as duas equipes que se classificariam da 2.ª Fase para a 3.ª Fase através do íncide técnico e o número de partidas nos Play-Off da segunda fase. Ficou decidido que na 2.ª Fase as equipes se enfrentam em no máximo duas partidas, se classificam as seis equipes vencedoras na fase e também as duas equipes perdedoras de melhor índice técnico. O índice técnico é apurado através dos seguintes critérios: gol average, número de gols marcados e números de gols sofridos.

Entenda a Fórmula de disputa:

1.ª Fase – As 16 equipes se enfrentam em partidas de ida e volta (30 jogos)
2.ª Fase – As 12 equipes melhores classificadas na 1.ª Fase se enfrentam em jogos das “Oitavas-de-Final”, em no máximo duas partidas
3.ª Fase – As 6 equipes vencedoras da 2.ª Fase e as duas melhores perdedoras no índice técnico se enfrentam nas Quartas-de-Final, em até três partidas caso seja necessário
4.ª Fase - As 4 vencedoreas da 3.ª Fase se enfrentam nas Semifinais, em até três partidas
5.ª Fase – As 2 melhores equipes da 4.ª fase se enfrentam na Final, em até três partidas

Fonte: FPFS