27/01/2011

Livro conta história do futsal de Paranavaí e lembra Campo Mourão como algoz

Uma boa fonte para quem quiser saber mais sobre o tradicional futsal paranavaiense é o livro "História do Futsal de Paranavaí", lançado recentemente por Rafael Octaviano de Souza e João Carlos Antunes. Na obra o leitor poderá conhecer tudo sobre a prática da modalidade na cidade e, sobretudo, a vitoriosa participação de Paranavaí nas competições estaduais, desde as categorias de base até a equipe adulta, que tanto titulos e tantas glórias já conquistou. Com riqueza de detalhes em algumas passagens, Rafael, que já foi técnico do time paranavaiense por muitas temporadas e hoje integra a diretoria da equipe, e João Carlos, retratam a trajetória do futsal não apenas de Paranavaí, mas também do Paraná. O autor lembra, inclusive, da primeira edição da Chave Ouro, realizada em 1995, onde por ironia do destino, Paranavaí só não ficou com o titulo por ter perdido para Campo Mourão (naquela época representado pela equipe da Coamo), no quadrnagular final. O livro possui mais de 300 páginas onde os pesquisadores e estudantes poderão apreciar a história do Futsal de Paranavaí, desde a década de 60, além de quase 300 fotos que ilustram a obra.

Leia um capítulo da obra de Rafael Souza, ex-técnico do Paranavaí.

Fundada em 1980, tendo como principais conquistas o Campeonato Paranaense do Interior (1993), Campeonato Futsal Total F.P.F.S (1990), vice-campeonato Paranaense (Taça Paraná 1982), várias finais de JAP’s, e diversas competições regionais todos na categoria adulta e muitas outras em categorias menores, o ano de 2011 marca a 17ª participação consecutiva no Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro, competição que teve inicio no ano de 1995, tendo como campeão a equipe do Clube Curitibano (Curitiba) com a São Lucas ficando com a terceira colocação. Depois de muitos anos de Taça Paraná o Sr Jorge Kudri (in memoriam), Presidente da F.P.F.S criou o Iº Campeonato Paranaense Chave Ouro com o intuito de manter as equipes em atividade por mais tempo, já que no antigo campeonato, algumas equipes eram eliminadas em apenas um final de semana, ficando praticamente sem competições oficiais durante o restante do ano. Este campeonato contou com a participação de 24 equipes (a ideia inicial era de 16) de 18 municípios divididas em 04 grupos de 06 equipes cada, classificando-se as 04 primeiras de cada grupo (total de 16) para a disputa da Chave Ouro em 1996, ficando as demais (08 equipes) de fora, tendo a possibilidade de disputar o Campeonato Paranaense da 1ª divisão (Chave Prata) juntamente com outras, em uma formula de disputa semelhante à antiga Taça Paraná. Os dois primeiros colocados da 1º divisão teriam o acesso a Chave Ouro do ano seguinte, e automaticamente os dois últimos da Chave Ouro cairiam para a 1ª divisão (Chave Prata), dando mais emoção a disputa. Essa alteração no campeonato foi a grande modificação dos últimos anos, tornando o futsal do Paraná ainda mais competitivo, pois as equipes tiveram a necessidade de investir, e com isso, as que não eram profissionais tiveram que se tornar para essas disputas. Participaram equipes como: São Lucas/Paranavaí, A.A.B.B/Jamel/Jandaia do Sul, Apucarana, Grêmio Londrinense/Londrina, Canadá/Londrina, Lupionópolis, Caixa Econômica Federal/Curitiba, Coamo de Campo Mourão, Pitanga, Clube Curitibano/Curitiba, Grêmio Patobranquense/Pato Branco, Clube Verde/Unimed/Ponta Grossa, Clube dos Trinta/Marialva dentre outras. A São Lucas perdeu em Campo Mourão no dia 15/11/1995 pelo placar de 3 a 1 para a Coamo, essa derrota foi considerada como fundamental para a perda do título, pois a equipe de Paranavaí era a líder do quadrangular até o momento, e Campo Mourão jogou sem quatro titulares suspensos. O campeão foi o Clube Curitibano, seguido pelo Grêmio Londrinense e pela São Lucas e Coamo. Um detalhe importante foi à desistência da equipe da Inpacel de Arapoti, tetra campeã paranaense, e uma das melhores equipes de todos os tempos que ocorreu 24 horas antes do congresso técnico, o atual técnico da São Lucas Luciano Bonfim foi o artilheiro da equipe na competição e Pezão escolhido o melhor jogador.

Nota do blog: Vale lembra ainda que este mesmo Luciano Bonfim, também defendeu a Coamo (Campo Mourão) por dois anos na Chave Ouro (1997 e 1998), onde fez grandes apresetnações e se tornou ídolo do torcedor. Anos mais tarde, o jogador voltou para de novo atuar por Campo Mourão. Isso já no ano de 2005.
Paranavaí define elenco e anuncia inicio da pré-temporada

Rafael, campeão da Chave Prata pelo Marreco,
ex-técnico do Paranavaí e agora dirigente
A Associação São Lucas/Pédemais Calçados, de Paranavai, que ao lado de Campo Mourão é uma das mais tradicionais equipes de futsal do Paraná, já está pronta para iniciar sua pré-temporada, visando a disputa da Chave Ouro 2011. Segundo o amigo Rafael Octaviano, ex-treinador do time e agora diretor técnico da São Lucas, o time já esta pronto para iniciar os trabalhos. Paraticamente definida, a equipe se apresenta no dia 7 de fevereiro, no Ginásio de Esportes Lacerda Braga, e a pré-temporada, de acordo com Rafael, devecser realizada no município de Porto Rico a 100 km de Paranavaí. Neste ano o elenco paranavaiense, que será comandado pelo ex-jogador e agora técnico Luciano Bonfim, vai mesclar jogadores experientes com jovens talentos. Entre eles dois atletas campeões paranaense em 2010 pelo Guarapuava (Tarcísio e Edson); cinco atletas remanescentes da equipe de 2010 (Gabriel, Arielton, Jonatas, Geraldinho, e Lucao); gaúchos que chegam da equipe do Porto ALegre/RS (Mauricinho e Xande); o ala PC (ex-Quedas do Iguaçú), além do ala canhoto Guga (ex-Cyagim) e Chuí, que teve boas passagens pelo clube. Rafael diz que a expectativa é de o time voltar a fazer boas campanhas como as de 2006 (6º colocado) e 2007 (5º colocado), já que nos últimos três anos ficou entre a zona de rebaixamento e a classificação para a 2ª fase. A meta primeiramente é permanecer na elite, tentando ficar entre os oito melhores colocados. Confira o elenco definido pelo Paranavai para a Temporada: Arielton e Gabriel (goleiros); Tarcísio, PC, Jonatas (fixos); Chuí, Geraldinho, Xande, Guga, e Mauricinho (alas); Edson, e Lucao (pivôs).