22/02/2011

Tarcisio X Paranavaí

Rafael: dirigente garante que não
houve ameaça
Outro dia comentei aqui sobre a falta de palavra e, sobretudo, de ética de alguns jogadores de futsal que verbalmente definem suas situações com algumas equipes e logo depois mudam de idéia, motivados pela primeira melhor proposta que recebem. Fui até criticado por alguns, que alegaram uma série de razões para tal atitude, e que jogaram a culpa dos seus atos nos dirigentes, alegando que os mesmos prometem um monte de coisas e nem sempre cumprem. O que não deixa de ser verdade. Conheço e ouço falar de clubes por ai que também faltam à palavra e deixam muitos jogadores e suas famílias desamparados. Mas o que quero dizer é que esses fatos tem gerado um grande desconforto no salonismo do Paraná, especialmente neste ano de 2011.
Tarcisio: alega pressão
para ficar em Paranavaí
Agora mesmo estamos presenciando uma "guerra" verbal entre o jogador Tarcisio (ex-Guarapuava) e dirigentes da Associação São Lucas, de Paranavaí (Noroeste do Paraná). O jogador teria acertado com o clube no inicio do ano, mas mudou de idéia e se transferiu para o Colégio Londrinense (Londrina) antes mesmo de se apresentar em Paranavaí, para chateação total dos comandantes do futsal paranavaiense. Mais isso é o de menos. O que pegou mesmo foi uma declaração do jogador na imprensa, dizendo que foi ameaçado por dirigentes do Paranavaí (sem citar nomes), e por isso teria tomado à decisão de defender Londrina. O que vemos agora, são justificativas dos dois lados, defendendo seus interesses. Longe de mim dizer que o Tarcisio esteja mentindo ou inventando algo desse tipo (que é muito grave) para esconder sua falta de compromisso. Jamais... Mas, sinceramente, conhecendo os dirigentes de Paranavaí, especialmente o Rafael (diretor técnico) e o Luciano (técnico) como conheço duvido muito, mais muito mesmo, que essa tal “ameaça” tenha sido feita. Muito menos partindo desses dois.
Poffo sofre contusão e Marechal fica sem seu capitão

Capitão da Copagril, Rafael Poffo
Antes mesmo de iniciar a oficialmente a temporada, o vice-campeão da Liga Nacional em 2010, o Marechal Cândido Rondon, já passa por problemas. O fixo e capitão da equipe Rafael Poffo, sofreu uma séria lesão nesta semana e vai desfalcar o time neste inicio de ano. Em jogo treino realizado com o Toledo Futsal (integrante da Chave Prata), Poffo sofreu uma torção no tornozelo esquerdo, que provocou o rompimento do tendão de Aquiles do jogador. O pior é que o Marechal embarca nesta semana para Minas Gerais, onde vai representar o Paraná na Superliga de Futsal. Os dirigentes rondoneses agora buscam um outro nome para substituir o “capita” Rafael, que foi um dos destaques da equipe na temporada passada.
Bastidores agitados antes do início da Chave Ouro

Pode sair hoje a definição sobre a manutenção ou não da recém aprovada fórmula de disputa para a competição deste ano. Corre por ai que o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) deve analisar e se pronuciar ainda nesta terça-feira (22) sobre o mandado de garantia impetrado pelo Clube Atlético Deportivo/Guarapuava, pleiteando a manutenção da fórmula de 2010. O pior é que o documento pede ainda que sejam despostos dos cargos de vice-presidentes da Federação, Nil e Rita Lee, que possuem ligações com Umuarama e Foz Futsal, respectivamente. Pela fórmula aprovada no último dia 12 de fevereiro em Marechal Cândido Rondon, apenas 13 equipes disputam a primeira fase em um só turno, sendo que as oito primeiras fazem um mata-mata (octagnal) para dicidir o título e ficar com algumas regalias oferecidas pela FPFS, como já comentei aqui. Já se a fórmula deste ano não for colocada em prática e voltar a de 2010, teremos o retorno obrigatório dos chamados times da Liga Nacional (Umuarama, Cascavel e Marechal) com a disputa de 15 jogos na primeira fase (todos contra todos em turno único), classificando 12 equipes que depois serão dividas em dois grupos de 6 cada. Enfim... cada um puxa pro seu lado, tentando obter o máximo de vantagem para sua equipe, o que é perfeitamente natural no meu ponto do vista. Agora, todos têm razão?! E por que dizer que não. Cabe a FPFS desenbrulhar mais este pacote.
Goleadaaa...

O Campo Mourão/Lontras se reabilitou na noite de ontem ao derrotar por nada meno que 8 a 1 a equipe da CME Agronômica, em jogo válido pela segunda rodada da segunda fase do Torneio de Verão Brejeiros, em Rio do Sul, Santa Catarina. O time vinha de derrota na primeira partida para os donos da casa (Rio do Sul) por 5 a 4 e ontem não tomou conhecimento do adversário. Agora o time "mourãolontrense" joga sua última cartada, provavelmente nesta quarta-feira, precisando de uma vitória ou até um empate (dependendo do outro jogo da chave) para passar as semifinais. Antes do jogo de ontem conversei com o Egídio (técnico mourãoense) que estava animado com o rendimento da equipe na competição. Ele disse que ainda falta muita coisa para deixar otime no ponto, mas garante que está no caminho certo. "Estamos evoluindo", disse o nosso comandante. O fato é que o elenco tem se entregado de corpo e alma ao trabalho e por isso vem conseguindo uma boa participação lá em Rio do Sul. Na minha opinião o titulo lá é importante, mas principalmente um bom ajuste na equipe antes da estreia na Chave Ouro.