12/09/2011

Futsal masculino foca retorno para a divisão “A” 

Replico hoje o excelente material produzido pelo colega Clodoaldo Bonete, do Jornal Tribuna do Interior, contanto um pouco da história das categorias de base do futsal mourãoense, que neste ano luta para voltar a eleite dos Jogos da Juventude do Paraná...

Tradição no esporte mourãoense, o futsal masculino buscará na final da 25ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, que acontece em Campo Mourão de 7 a 16 de outubro, o seu retorno para a divisão “A”. A equipe, comandada pelo técnico Eberton de Souza, tem realizado a preparação com treinamentos intensivos visando a conquista do título e a volta a chave principal do futsal paranaense, nesta categoria. Segundo o treinador, a equipe está focada na competição, treinando forte. “O nosso objetivo é trazer alegrias para a nossa torcida, sobretudo através de grandes vitórias, que, sem medir esforços, buscaremos na competição”, destaca. O técnico aproveita, ainda, para convocar o torcedor mourãoense para prestigiar e torcer pela cidade nos jogos da equipe. O diretor-geral da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), Ricardo Echelmeier, tem revelado grandes expectativas na conquista de resultados positivos de todas as equipes mourãoenses que representarão o município na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná. “Estaremos em casa e temos pela frente a defesa de bandeiras que ajudaram a consolidar Campo Mourão como a quarta potência do esporte no Estado. E, a exemplo das demais modalidades, o futsal masculino também deve trazer grandes alegrias para a nossa comunidade”.

Futsal conquistou primeiro título de Campo Mourão

Expoente do futsal paranaense por diversos anos, campeã estadual e nacional em diversas categorias, a Família Tagliari também faz parte dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). A primeira medalha conquistada por Campo Mourão nesta competição foi de bronze, em 1989, na cidade de Londrina, com o terceiro lugar no futsal masculino. O primeiro título de campeão dos mourãoenses também foi conquistado pelo futsal, um ano depois, em Maringá, sob o comando do técnico Itamar Tagliari, quando a equipe mourãoense venceu a equipe de Londrina pelo placar de três a dois. Em 2003, nos jogos de Campo Mourão a equipe comandada pelo professor Itamar conquistou o bi-campeonato, vencendo Curitiba. Após empate em dois gols no tempo normal, os mourãoenses venceram com o gol de ouro.

Família dedicada ao esporte

A conquista do primeiro título nos Jojup´s, marcou muito a vida de Tagliari e seus jogadores, em uma situação poucas vezes vista, quando pai, irmãos, e primos dedicaram-se a defender uma cidade através do esporte. Na semifinal, em uma partida emocionante, Campo Mourão surpreendeu e venceu a equipe de Umuarama nos penaltis. Na final, a equipe derrotou Londrina por três a dois, consolidando o primeiro título da cidade nos Jojup’s.

Dirigida pelo técnico, pai e secretário de Esportes da cidade Itamar Tagliari, a equipe era formada pelo goleiro Flavio Tagliari Bisol, os irmãos Carlos Augustinho Tagliari e Itamar Adriano Tagliari – que já tinham sido campeões estaduais em categorias menores como, fraldinha, pré-mirim e mirim. Também faziam parte do time o primo Jeferson Bisol, e ainda os amigos Álvaro Roberto Montesquio, Alexandre Crespo, Rogério de Oliveira, Werber Silva, Emerson Bordão, Valdenício Junior, Valtecir Garcia, e Donizete Junior.

Treinar os filhos

A Família Tagliari começou um trabalho no futsal na década de 60, sendo duas vezes campeão paranaense. Representou o Paraná em dois campeonatos brasileiros e participou dos primeiros Jogos Abertos do Paraná. Itamar Tagliari, que foi um dos seus componentes e uma das figuras mais representativas do esporte local, lembra da conquista como uma das mais emocionantes da vida, pela responsabilidade de estar á frente do time e treinar, principalmente os filhos. “A cobrança maior era em cima deles, mas para mim foi uma satisfação, pois além de eu trabalhar com a garotada, havia meus filhos que se destacavam, juntamente com sobrinhos e os outros. Tínhamos uma equipe muito forte nas categorias menores. Dava orgulho de ver o amor, o carinho, e a dedicação dos garotos aos treinamentos, aos jogos, com muita vontade de vencer e de ganhar, e na formação do ser humano e seu caráter ” disse Itamar.

De filho campeão a PHD e dirigente esportivo estadual

Itamar Adriano Tagliari, o Itamarzinho, hoje é Diretor de Projetos Especiais da Paraná Esportes, foi o ala direita e destaque da primeira equipe mourãoense campeã dos Jojup´s em 1990 “Foi um momento muito importante na minha carreira esportiva, estávamos perseguindo o título há três temporadas e sempre na expectativa de levar o troféu para casa. Ao conquistá-lo tivemos a satisfação de colocar nosso município em evidência no Estado”, diz. Itamar ressalta o trabalho do técnico e pai Itamar Augustinho Tagliari. “Meu pai é uma fonte de sabedoria. Além de sermos instruídos para o futsal, nos beneficiamos com ensinamentos para a vida. Os treinos eram muito bem planejados e organizados seja na parte técnica, física ou tática. Além disso, criou-se um sentimento de determinação e companheirismo muito forte para que pudéssemos ser campeões”, disse Itamar Adriano. O ex-ala direita ressalta a importância da disputa na revelação de atletas e na formação do ser humano. “Os Jogos da Juventude contribuem na formação do ser humano, sendo um ambiente primordial na revelação de atletas para representar o Estado em competições. Para a cidade, além de ser uma fonte de arrecadação financeira, contribui na ampliação esportiva em quantidade e qualidade, um legado para o esporte do município” disse Itamar. Carlos Augustinho Tagliari, hoje juiz de direito em São Paulo, ressaltou a importância da conquista do primeiro título de Campo Mourão nos Jogos da Juventude e de fazer parte da família campeã. “A conquista foi muito emocionante e fortaleceu o nome da cidade no futsal, e na educação através do esporte, o que fez toda a diferença na minha vida. Assim aprendi a enfrentar e vencer desafios. Ser filho de treinador trouxe muita responsabilidade para Carlos Tagliari. “O meu pai como técnico acalmava os ânimos dos mais exaltados e motivava os mais calmos. Ele demonstrava confiança na gente, mas a cobrança e a responsabilidade também sempre foram maiores,” disse Carlos.

Nova geração

Em 2003 foi iniciada a formação de uma nova equipe que conquistaria o bi-campeonato do futsal para as disputas que aconteceram na cidade. “Montamos uma equipe muito forte, fizemos um trabalho bastante intensivo, os atletas se dedicaram muito, e a equipe correspondeu nos jogos goleando todo mundo e vencemos a equipe de Curitiba na final” lembrou Itamar. O jogo final foi realizado no Ginásio Valternei de Oliveira completamente lotado e após empate no tempo normal, o time mourãoense venceu o time da capital com o gol de ouro.