12/01/2011

Futsal Tático “entra em quadra”

Hoje é um dia histórico. Uma data que marca o inicio de postagens do Futsal Tático. Um blog que chega para retratar o cotidiano do futsal paranaense, sobretudo, do Campo Mourão Futsal/Fecam, uma das mais tradicionais equipes do Estado, sendo inclusive a mais antiga inscrita na Federação Paranaense.
Pois bem... O fato é que a intenção deste blog é publicar reflexões sobre a modalidade, mas principalmente informar o torcedor e desportista apaixonado por futsal - assim como este que escreve - sobre tudo que acontece no Campeonato Paranaense Chave Ouro, desde a formação e preparação das equipes para a competição, até o resultado final dos jogos, classificação e pontuação, entre outros tópicos relacionados à “bola pesada”.
Enfim, a partir de agora o Futsal Tático estará com você caro amigo internauta para melhor informá-lo. Não deixe de acessar e interagir com o blog. É Futsal Tático, é futsal no coração.
Mercado aquecido neste inicio de ano

O final e inicio de cada ano são marcados por um grande aquecimento no mercado do futsal. É o momento em que as equipes iniciam a montagem do elenco para a temporada. É gente que vai e gente que vem, como se fosse uma imensa rodovia de mão dupla, onde tanto técnicos como jogadores, em acordo com os cartolas da modalidade, optam por permanecer ou não nos clubes que defenderam na temporada anterior.
No Paraná, em especial, essa dança tem um ritmo frenético. Por isso, a cada ano o que percebo é um considerável aumento de investimento das equipes em jogadores de qualidade, técnicos consagrados ou apenas promessas, sem contar na melhoria da estrutra. O que, consequentemente melhora também o nível da competição, já considera uma das melhores do país.

Paraná é importador de talentos do futsal

Entra ano e sai ano e o que mais se vê são jogadores de todas as partes do país querendo atuar por equipes do Sul do Brasil, especialmente as do Paraná. Tanto é verdade, que se contabilizarmos a quantidade de jogadores de outros estados vestindo a camisa de equipes paranaenses, certamente vamos nos assustar e perceber que o que menos temos na nossa própria competição, são atletas genuinamente paranaenses. Não que isso seja ruim, pelo contrário. Afinal, não fosse essa debandada de jogadores de outras regiões, principalmente do Nordeste e Sudeste e até mesmo aqui da região do Sul, como Santa Catarina e Rio Grande, talvez as Chaves Ouro e Prata do Campeonato Paranaense não seria tão forte, disputada e famosa como é hoje.