12/03/2012

Orlândia e Minas abrem hoje a Liga Futsal 2012

O craque Falcão: Agora com a camisa do Orlândia
Começa nesta segunda-feira a 17ª edição da Liga Futsal. Neste ano, 20 clubes brigam pelo título mais importante do futsal brasileiro. Um dos favoritos à conquista, o Orlândia, do craque Falcão, recebe o Minas, às 19h15m, no ginásio Maurício Leite Morais, com transmissão ao vivo do SporTV.

Das 20 equipes participantes, apenas Carlos Barbosa e Jaraguá já subiram no lugar mais alto do pódio. Tanto os gaúchos quanto os catarinenses levantaram quatro vezes o troféu mais desejado do salonismo nacional.

Apesar de nunca ter sido campeão, o Minas entra na disputa como única equipe que participou de todas as outras edições da Liga. O Orlândia, por sua vez, disputa a competição desde 2004. Para este ano, a maior aposta fica por conta da contratação do ala Falcão, que defendeu o Santos na temporada passada.

A ofensividade é uma das maiores armas dos orlandianos. A equipe comandada pelo técnico Aparecido Donizete Silva, o Cidão, conta com os artilheiros de seis das últimas sete Ligas.

Confira todos os jogos desta segunda-feira:
19h15m – Ginásio da UCP – Petrópolis (RJ) - Petrópolis x Botafogo
19h15m – Ginásio Maurício Leite Morais – Orlândia (SP) - Orlândia x Minas
19h30m – Parque São Jorge – São Paulo (SP) - Corinthians x São Caetano
20h – Ginásio Ney Braga – Marechal Cândido Rondon (PR) – Marechal Rondon x Umuarama
20h – Ginásio Moringão – Londrina (PR) – São Paulo Londrinense x Ciagym Maringá
20h – Ginásio Rozendo Vasconcelos – Florianópolis (SC) – Florianópolis x ADU Tubarão
20h15m – Centreventos Cau Hansen – Joinville (SC) – Joinville x Jaraguá
20h15m – Ginásio do CER Atlântico – Erechim (RS) – Atlântico Erechim x Concórdia
20h15m – Centro Municipal de Eventos – Carlos Barbosa (RS) – Carlos Barbosa x Assoeva
20h15m – TC São José dos Campos – São José dos Campos (SP) – São José x Suzano

Fonte: Site globo.com
Derrota no último teste

Kumano: Autor do único gol mourãoense contra Cascavel
Sem conseguir reeditar a boa performance do primeiro confronto em Cascavel, o Campo Mourão Futsal/Fecam acabou sendo derrotado por 5 a 1 no segundo amistoso consecutivo com o time do Oeste Paranaense, tetracampeão paranaense da Chave Ouro (o primeiro foi 4 a 3 para os cascavelenses).

Falhando muito individualmente, a equipe comandada pelo técnico Marcio Rinaldo até que iniciou bem o jogo e chegou a sair na frente, com gol de Kumano, mas acabou dominada pelos atuais campeões estaduais, especialmente na segunda etapa.

Apesar da raça demonstrada em quadra e da vontade de encerrar a série de amistosos com uma vitória, não foi desta vez. Sobrou esforço, mas faltou força do conjunto, que ainda é frágil não pela qualidade, mais sim pela quantidade de atletas de renome. Mais, como dizem, melhor perder agora do que na hora que a bola rolar para valer.

Reforços - Formado por uma mescla entre jovens e experientes jogadores, o time precisa urgentemente de pelo menos mais duas “peças”. Um pivô e um ala canhoto, na visão do treinador. “A base é boa, mas temos sofrido com as trocas. São poucas as peças e não da para jogar a responsabilidade nos garotos. Eles vão nos ajudar, mas ainda não estão prontos para resolver. Temos extrema urgência na contratação de mais dois jogadores experientes”, analisa Marcio Rinaldo, que de adulto tem apenas sete jogadores no elenco, e outros sete garotos, das categorias sub-17 e sub-20.

Investimento - Contudo, para que esses dois reforços sejam contratados são necessários recursos que a equipe não detém. A Fundação de Esportes, principal incentivadora e maior apoiadora da equipe busca a firmação de novas parcerias, com pequenas, médias e grandes empresas, no sentido de aumentar o caixa e dar maior sustentação financeira para o time, que tem hoje sem dúvidas, a menor folha de pagamento entre as 16 equipes que disputam a Chave Ouro no Paraná.

Nesta segunda-feira os mourãoenses voltam aos treinos já focados na estreia do próximo sábado (17) contra Guarapuava, fora de casa. Mas antes, terão muito trabalho pela frente para ajustar os erros e aprimorar os acertos constatados na pré-temporada.

Em casa, Campo Mourão joga somente no dia 24 de março, quando recebe o Corbélia Futsal, no ginásio do Lar Paraná.