17/01/2011

Federação aguarda sugestões para definir fórmula da Chave Ouro

Sexta-feira (21) é o ultimo prazo para que os 16 clubes que vão disputar a Chave Ouro em 2011, encaminhem propostas de alteração na fórmula de disputa da competição à Federação Paranaense de Futsal. É que a alteração na fórmula depende, em boa parte, da organização dos clubes participantes. Recebidas as sugestões, a Federação fará a organização do arbitral, que possivelmente será realizado em Foz do Iguaçu ou Guarapuava, na segunda semana de fevereiro.
Brasil abre a temporada 2011 diante da Rússia

Ekaterimburgo (Rússia) - Com um elenco quase todo formado por jogadores que atuam na Europa, a Seleção Brasileira de Futsal inicia a temporada 2011 nesta segunda-feira (17/1) diante da Rússia em um amistoso na cidade de Ekaterimburgo (distante cerca de 1,2 mil quilômetros de Moscou). A partida ocorre às 19h15 pelo horário local, 12h15 pelo horário de Brasília. Dentre os convocados, apenas o fixo Neto, que neste ano jogará pela Cortiana/Santos, atua em solo brasileiro. Pelos lados da Rússia, o brasileiro naturalizado Pula, artilheiro da última Copa do Mundo de Futsal, com 15 gols, é o grande destaque. Ao lado do fixo Maevsky, ele deve ser uma das preocupações do time verde-amarelo para a série de amistosos, que será encerrada na quarta-feira (19/1), com um novo confronto em Tyumen. “Sem dúvida, junto a Espanha e Brasil, a Rússia é o melhor time do mundo na atualidade. Eles têm uma qualidade apurada e vamos enfrentá-los na casa deles, para dois confrontos que eles tiveram quatro dias de preparação e nós chegamos em cima da hora, mas não podemos nos apoiar nessas dificuldades”, declarou o técnico do Brasil, Marcos Sorato. Sorato alertou, que a participação dos russos no último Grand Prix, em que foram eliminados ainda na primeira fase não serve de base para os jogos desta semana. “Não podemos nos iludir com a colocação dos russos no último Grand Prix. Eles foram com uma equipe totalmente diferente do que a que está aqui, por exemplo. Esta é a equipe principal da Rússia, que deve ter um futsal bem parecido com o que foi apresentado no mundial 2008”, destacou. Sobre o elenco convocado, o técnico Marcos Sorato fez algumas considerações. “Todos os jogadores já estiveram conosco e pelo momento que vivem nos clubes foram chamados. Posso citar o exemplo do pivô Betão, que recuperou sua forma e fez por merecer voltar ao time. Hoje temos o melhor entre os atletas que atuam em clubes europeus, já que não tínhamos a opção de trazer a seleção chamada absoluta, que é a mescla desta base que está aqui, com a base de atletas que atuam em times do Brasil”.

Rússia x Brasil
Amistoso - Jogo 1
Data: 17/1/2011
Horário: 19h15 (horário local) - 12h15 (horário de Brasília)
Local: Ekaterimburgo - Rússia
Quedas aposta em jovem promessa cearense

A equipe do Araupel/Quedas Futsal continua se reforçando para a disputa do Campeonato Paranaense. A aposta da diretoria agora é o ala/pivô Samuel de apenas 18 anos, uma jovem promessa que vem do futsal cearense. Muel, como é conhecido o atleta, iniciou nas categorias de base do BNB Clube, equipe com tradição na revelação de jogadores e na ultima temporada defendeu as cores do Ferroviário Atlético Clube. Jogador com características ofensivas, Muel se destaca pela habilidade e a facilidade em fazer gols e é o sexto atleta oficialmente anunciado pela equipe do sudoeste do estado. A contratação de mais esta promessa do futsal por uma equipe paranaense, confirma o ponto de vista que ja defendemos aqui no Futsal Tático, do grande investimento que os times do estado fazem em jogadores de outras regiões do Brasi. O que acho perfeitamente correto. O Campo Mourão Futsal, por exemplo, neste ano está seguindo esta mesma filosofia e já contratou dois jovens destaques do Campeonato Cearense. O ala Preá, que é cearense e vem do Limoeiro do Norte, e o pivô potiguar Betinho, que em 2010 defendeu o Mombaça Futsal, também do Ceará.