29/09/2011

Mais uma batalha

Sem depender mais das próprias forças para conquistar uma das quatro vagas a fase seguinte do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro, o Campo Mourão Futsal/Fecam vai a São Miguel do Iguaçu neste sábado, onde enfrenta o time local em mais um jogo considerado de seis pontos para ambas equipes. Com a mesma pontuação na tabela (13), Campo Mourão está a frente do adversário por causa do critério de desempate, já que no primeiro turno venceu o time sãomiguelense, em Campo Mourão.

Um empate mantém o time mourãoense na sexta colocação, já a derrota derruba a equipe para a sétima posição na tabela. Contudo, em caso de vitória a quinta colocação será de Campo Mourão, que para continuar sonhando com a classificação, além de precisar vencer, tem também de torcer por tropeços de Marechal, que goleou o Marreco por 4 a 1 na noite de quarta-feira, e Corbélia, atualmente na quarta e quinta posição, respectivamente.

Desfalques – Não bastasse a necessidade de vitória fora de casa, e contra um adversário direto e motivado, o técnico Jorge Lecian não poderá contar com três de seus principais atletas. O pivô Paulinho e os alas Julio e Grafitti, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, não poderão jogar. “Vamos ter de nos superar mais uma vez. Fizemos um jogo muito ruim em Corbélia e pagamos pelas nossa falhas. Vai ser muito difícil em São Miguel, mas estamos aqui para isso. Vamos encarar mais essa batalha”, declara Lecian.

Após o confronto com São Miguel, Campo Mourão volta a atuar em casa, no dia 08 de outubro, quando recebe o Guarapuava.
Classificação geral vai definir cruzamentos da Chave Ouro

As vésperas da definição das oito equipes que disputarão a Fase Quartas-de-final da Série Ouro 2011, o diretor técnico da FPFS explica como será a classificação, ranking e mandos dos jogos dos playoffs das Quartas-de-final, Semifinais e Finais. O Regulamento do Campeonato Paranaense da Divisão Especial da Série Ouro 2011 determina que quatro (4) equipes de cada grupo, A e B, que disputam a 2ª parte da competição estadual se habilitam à disputa das Quartas-de-final.

O diretor técnico da FPFS, Antonio Carlos Abrão explica que “Ao final das 14 rodadas da 1ª fase da Série Ouro as quatro melhores equipes de cada grupo, com base nos critérios técnicos, se classificam para a próxima fase totalizando então oito (8) equipes classificadas. Ao final dos 2 turnos será feita uma classificação geral somente entre os oito classificados para podermos identificar quem é o 1.º, o 2.º e assim sucessivamente até o 8.º colocado, a partir daí, montaremos o “cruzamento olímpico” da Fase Quartas-de-final”, explica o diretor técnico.

Ou seja, os quatro primeiros lugares dos grupos A e B serão agrupados entre si formando um Grupo de 8 equipes e classificadas de acordo com os critérios de desempate previstos no regulamento.

Critérios de desempate

Os critérios de desempate para todas as fases, inclusive para a classificação dessas oito equipes são:
 1) Equipe de melhor índice técnico (soma dos pontos ganhos);
2) Confronto direto somente quando envolver duas (2) equipes na Fase;
3) Gol Average das equipes empatadas, considerando todos os resultados obtidos na Fase (número de gols marcados dividido pelo número de gols sofridos, classifica a equipe que obtiver o maior quociente);
4) Menor média de gols sofridos na Fase (número de gols sofridos divididos pelo número de jogos);
5) Maior média de gols marcados na Fase (número de gols feitos dividido pelo número de jogos);
6) Maior saldo de gols (diferença entre os gols feitos e os gols sofridos);
7) Sorteio

Cruzamento olímpico

O regulamento prevê um “cruzamento olímpico” entre as oito equipes classificadas da 2.ª Fase. Assim, o 1º colocado na classificação geral enfrenta o 8º colocado, o 2º enfrenta o 7º e assim por diante. Veja abaixo o sistema de cruzamento olímpico adotado para a competição.

1º colocado na classificação geral x 8º colocado na classificação geral
2º colocado na classificação geral x 7º colocado na classificação geral
3º colocado na classificação geral x 6º colocado na classificação geral
4º colocado na classificação geral x 5º colocado na classificação geral

Abrão reforça ainda que: “de acordo com o regulamento as equipes que ocuparem as quatro primeiras posições nesse ranking de classificação geral da 1.ª Fase terão o direito de decidir as Quartas-de-final, Semifinal e Final em casa, ou seja, a segunda partida será realizada em seu Ginásio, bem como a prorrogação e disputa de penalidades máximas se for o caso”, completa o diretor técnico.