24/11/2011

Santos corre para manter campeões na temporada 2012

Santos: Campeão da Liga Futsal 2011
O fato de ter o melhor jogador do mundo em sua equipe e de ter conquistado títulos em sua primeira temporada ainda não são suficientes para o Santos ter um patrocinador garantido para a próxima temporada. Com Falcão na equipe, o clube teve bom desempenho em 2011, e, mesmo sem o craque na decisão, conquistou a Liga Futsal, na terça-feira, ao superar nos pênaltis o Carlos Barbosa. Apesar disso, o time ainda sofre com o pouco desenvolvimento da modalidade no país.

A Cortiana, que bancou a equipe no início do projeto, deixou de estampar o espaço principal da camisa do clube durante a competição, depois de alguns desentendimentos. Desde meados de agosto, o clube assumiu todas as despesas com o time futsal. Para manter a equipe campeã na próxima temporada, a diretoria está em conversas com várias empresas interessadas em assumir a cota master de patrocínio. Segundo apurou a reportagem, uma delas é o Banco Itaú. Um dos fatores que deixa o Santos otimista é que 2012 é o ano do centenário e as atenções estarão voltadas para o atual campeão da Liga.

Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos, afirma que tem mantido contatos frequentemente com algumas empresas. Apesar de não falar em nomes, o dirigente disse que não trabalha com a hipótese do fim da equipe para a próxima temporada.

"Já estamos planejando o ano que vem, sem dúvidas. Estamos batalhando para conseguir um patrocinador para bancar nossa equipe, custear as despesas todas, que não são baratas para o Santos. Estamos no meio dessa luta. A ideia é manter toda a base campeã e conseguir trazer reforços pontuais para a equipe", revelou o presidente.

Para manter a base, Laor terá certamente que fazer alguns reajustes salariais. A começar pelo técnico Fernando Ferretti, que teria recebido uma excelente proposta da equipe de Joinville e poderia ser o primeiro a deixar a equipe. O astro Falcão, capitão da equipe e principal jogador, tem contrato até o fim de 2012, mas também chegou a ser sondado por uma equipe japonesa para transferir-se ao fim de 2011. Ele, porém, descartou sair neste momento e após o título nacional afirmou que só conversará com alguma equipe depois da próxima temporada.

Luis Álvaro Ribeiro, que participou de uma palestra para os jogadores do futsal antes da decisão de terça-feira, comemorou o bom rendimento do time, montado para este ano, e revelou uma certa tensão durante a partida. "Ganhamos no período regulamentar, empatamos a prorrogação, ganhamos na disputa alternada de pênaltis. Não é fácil. Haja coração para aguentar tudo isso. Mas no fim valeu a pena ter me dedicado tanto ao Santos nos últimos tempos. O grito e a paixão estavam entalados", comemorou Laor.