28/03/2011

Marechal assume a ponta na Liga Futsal

O craque Gadeia: dois gols e muita raça na vitória de Marechal
Foi exatamente como eu havia previsto. Um jogo para ninguém botar defeito e melhor, com vitória de Marechal Rondon. Confirmando que vai brigar pelo titulo da competição nacional, a equipe comandada por Marquinhos Xavier foi novamente aguerrida, fria e muito competente em Petrópolis (RJ), onde derrotou nada menos que um das favoritos ao titulo deste ano, o Poker/PEC. Depois de um primeiro tempo de muita marcação, com um pouco mais de movimentação e finalização do time da casa, que obrigou o goleiro Léo Oliveira a fazer excelentes defesas no gol de Marechal, a segunda etapa só podia mesmo reservar grandes emoções. O zero a zero não representava por inteiro o que as duas equipes mostravam em quadra, tanto que logo no inicio da segunda etapa Renan abriu o marcador para Marechal em jogada de falta. A partir daí Petrópolis passou a pressionar mais e logo empatou com Andrei, em um lindo gol de letra, de pois de um passe perfeito em diagonal, feito pelo fixo Regis (ex-Ciagym/Maringá), que alias em 2006 foi campeão da Copa Sul defendendo o Campo Mourão/Fecam. Foi a partir daí que o ala Gadeia (revelação da Liga de 2010) resolveu mostrar seu talento em e dois lances de gênio, o primeiro inclusive dando uma caneta em Lenisio, fez dois gols e abriu 3 a 1 para Marechal. Mas não demorou muito novamente para Petrópolis diminuir. Léo, que vinha fechando o gol, acabou falhando no chute de Amadeu e levou o segundo gol no jogo. Quando o time fluminense ensaiou a reação Diego (outra fera do Marechal) roubou uma bola na jogada de goleiro linha e acertou o gol de longe, marcado o quarto gol rondonense. A partir daí foi só pressão e Petrópolis chegou ao terceiro gol de Petrópolis, através de cobrança de pênalti convertida por Lenisio. Ainda faltavam quatro minutos, mais Marechal, como sempre, marcou muito bem conseguiu evitar o empate, fechando a partida em 4 a 3. Graças também é claro ao goleiro Léo, que estava em noite iluminada e fez defesas fantásticas, dignas de um goleiro de seleção brasileira. Enfim. Para quem viu, tenho certeza que gostou. Quem não teve oportunidade, infelizmente, perdeu um jogaço. De um lado o forte e muito respeitado Marechal, com um goleiro de seleção inspirado, além de Gadeia e Diego (que também são da selação), jogando muito, e toda sabedoria de Marquinhos Xavier, um jovem treinador que está no auge da carreira. Do outro, um time montando para ser campeão, cheio de estrelas como Lenísio, Wander Carioca, Andrei, Cupim e tantos outros, mas que ainda precisa de ajustes. Parabéns Marechal por representar tão bem o futsal paranaense.
Confronto que vale liderança na Liga Futsal

Copagril/Marechal Rondon: vitória hoje garante liderança provisória da Liga
Um jogo de "gigantes" acontece hoje pela quinta rodada da Liga Futsal 2011. A Copagril/Faville/Dalpont encara, fora de casa, Poker/PEC, de Petrópolis (RJ) e quem vencer assume provisoriamente a primeira colocação da competição nacional. Um ‘jogão’ imperdível, que será transmitido para todo Brasil pelo canal SporTV, a partir das 19 horas. Vale a pena conferir. De um lado o vice-campeão de 2010, comandado pelo atual melhor treinador de futsal do Brasil, Marquinhos Xavier. De outro um grande elenco, cheio de craques, como o pivô Lenísio, sob o comando do experiente Sergio Sapo. Fluminenses e paranaenses, ambos com nove pontos ganhos, têm o mesmo objetivo. Vencer e assumir a ponta. Os dois times terão força máxima, o que tornará o jogo ainda mais equilibrado e movimentado. Petrópolis jogou e venceu seus três jogos disputados até agora. Já a Copagril jogou quatro vezes, vencendo três. Perdeu apenas para a ACBF, de Carlos Barbosa (RS), por 2 a 1, fora de casa. Não esqueça. É hoje, pelo SporTV, ás 19h00. Eu vou ficar ligado, e depois comento mais sobre esse ‘jogaço’.
Fair Play dentro e fora de quadra

Recebi neste final de semana, com muita alegria, a manifestação do amigo Rafael Octaviano Souza, dirigente do São Lucas/Paranavaí, sobre o jogo da última sexta-feira (25) entre sua equipe e o Campo Mourão/Fecam, que empataram em 2 a 2, pela terceira rodada da Chave Ouro. Rafael me reportou que foi um grande jogo proporcionado pelas duas equipes, que buscaram o gol á todo momento e foram muito elogiadas pelo publico que lotou as dependências do ginásio Lacerda Braga (Lacerdinha), em Paranavaí. Segundo Rafael o empate foi de fato o resultado mais justo, pelo que ambas equipes apresentaram dentro de quadra. Aliás, como foi muito bem lembrado por ele, este foi o terceiro ano consecutivo que os dois times empataram pela Chave Ouro, e não o segundo como havia comentado anteriormente. Em 2009 foi 2 a 2, na partida realizada ainda em Peabiru. Ano passado 6 a 6, no ginásio da Arcam, e agora, novamente 2 a 2, em Paranavaí. O que mostra o equilíbrio entre as duas agremiações. Sempre muito simpático Rafael fez questão de parabenizar à equipe de Campo Mourão pelo comportamento dentro e fora da quadra, onde na analise dele, pôde ver o trabalho desenvolvido pelo Ricardo (supervisor do CM/Fecam) que lá esteve organizando a equipe mourãoense. Ainda segundo o dirigente foi gratificante poder reencontrar ex-companheiros como Biju, que por três temporadas atuou pelo São Lucas, Nikinha e Paulinho (colegas de Seleção Paranaense adulto), Grafitti (Seleção Paranaense Sub 20), Reverson, e o massoterapeuta Nestor Fernandes (Gringo), amigos de longa data. E ainda foi além. “Pude ter o prazer de conhecer o grande treinador Egidio, que me impressionou pela simplicidade e humildade. Enfim parabéns à Campo Mourão e Paranavaí, e espero que nos encontremos mais à frente, como tem acontecido a mais de 30 anos no futsal do nosso estado. Um abraço a todos”, completou. Muita digna sua atitude Rafael. Quem dera todos os dirigentes agissem da mesma forma. Primeiro, recebendo os “adversários” com respeito e segundo, sabendo respeitar as diferenças como você acaba de fazer. Mas, infelizmente ainda tem muita gente precisando aprender a ser anfitrião e, sobretudo, a trabalhar com o esporte. Alguns dirigentes, ao contrário de você, ainda não sabem que esporte não é guerra, é disputa sadia e também confraternização.
Visitantes "mandam" na terceira rodada da Chave Ouro

Foram cinco jogos com três empates na terceira rodada da Chave Ouro, iniciada na  noite de sexta-feira (25) com o confronto entre Paranavaí 2 x 2 Campo Mourão. Resultado que manteve a equipe mourãoense no alto da tabela, mas agora em segundo lugar, com sete pontos, perdendo nos critérios de desempate para o Guarapuava, que venceu fora de casa o Foz Futsal por 2 a 1, e também chegou aos sete pontos no complemento da rodada realizada na noite de sábado (26). Aliás, nenhum dos visitantes foi derrotado na rodada. Quem não venceu fora, pelo menos empatou e complicou o mandande da partida. Também no sábado o Cianorte ficou no empate em casa, por 2 a 2, com o São José. No mais novo clássico do Sudoeste o Marreco (Francisco Beltrão) também conseguiu arrancar um empate fora de casa em 3 a 3, jogando em Quedas do Iguaçu. Mais quem se deu bem foi o Ciagym/Maringá, que foi a Corbélia (Oeste Paranaense) e goleou o time da casa por 4 a 1. Com o resultado a equipe maringaense foi a seis pontos, em dois jogos, e saltou para o terceiro lugar isolado na tabela. O fechamento da terceira rodada será nesta quarta-feira, dia 30, com o jogo entre São Miguel do Iguaçu e Paraná Clube. Será a estréia da equipe iguaçuense, que no sábado (02), joga em Campo Mourão, no ginásio do Lar Paraná.