02/03/2011

Guerra judicial na Chave Ouro

Tem reviravolta na fórmula de disputa da Chave Ouro 2011. Há apenas 10 dias do início da principal competição do salonismo paranaense, iniciou-se hoje um novo capítulo na discussão sobre a fórmula aprovada no último arbitral, realizado dia 12 de fevereiro em Marechal Cândido Rondon (Oeste do Paraná). É que CAD Guarapuava, atual campeão da divisão especial, conseguiu junto a Procuradoria Geral do TJD, um parecer favorável ao Mandado de Garantia que pede a anulação da nova fórmula aprovada pelos clubes. A decisão final, segundo o TJD, deverá sair em Julgamento Pleno da instituição no próximo dia 09, apenas dois dias antes da bola rolar para valer. Ao meu ver estão fazendo o favor de bagunçar a Chave Ouro do Campeonato Paranaense, que até então era a mais disputada e organizada competição estadual. Vejo a fórmula de 2011 com muito bons olhos, principalmente porque coloca a maioria das equipes em iguais condições de disputa por um titulo, além de garantir calendário cheio para todos. No entanto, a fórmula de 2010 também não deixa de ter suas atrações. Contudo, a maior certeza, é que os principais beneficiados serão os times paranaenses que vão disputar a Liga, que além de todo poder de fogo que possuem, ainda vão entrar descansados para a disputa do segundo semestre. O que precisamos, urgentemente, é de uma definição sobre esse tema, ou infelizmente teremos um ano conturbado no futsal do Paraná, o que vai tirar todo o brilho que essa competição conseguiu até hoje. O fato é que com a presença ou não dos times que vão disputar a Liga e integram a Chave Ouro (Umuarama, Marechal e Cascavel), essa questão precisa ser resolvida, e logo. Pois quem mais perde com isso são os 13 clubes que não fazem parte da competição nacional, principalmente os que não estão questionando o regulamento, e estão em fase final para o inicio do estadual por ficarem como fantoches, aguardando o desfecho de uma briga que não precisava existir. Vamos abrir os olhos (dirigentes, Federação e TJD) para não acabarmos com a Chave Ouro do Paraná, que tanto tempo levou para conquistar o prestigio que tem. Independente da fórmula a decisão tem de ser imediata e a novela encerrada.
Só jogão e show do peixe no futsal

Falcão: gênio do futsal a favor do
Santos
É de encher os olhos os jogos do Torneio de Gramado-RS, que estão acontecendo desde a última segunda-feira. Estamos tendo o prazer e a felicidade de poder acompanhar todas as partidas ao vivo pelo canal Sportv e ver um grande espetáculo de futsal. Orlândia e Santos-SP, Atlântico/Erechim-RS e Joinvile-SC estão duelando por duas vagas na final do torneio marcada para esta quinta-feira e que serve de preparação para o inicio da Liga Futsal.
Timaço do Santos para a temporada
Na primeira rodada o Erechim foi massacrado pelo Orlândia por 7 a 1 e voltou a perder ontem por 5 a 2 para Joinvile e está matematicamente fora da decisão. Santos e Joinvile empataram na estréia em 3 a 3, num jogo espetacular. Ontem o peixe derrotou o Orlândia por 5 a 1 e botou a mão na vaga para a final. Com 4 pontos cada, Santos e Joinvile lideram o torneio e são fortes candidatos a fazerem a decisão. Alias, as duas equipes vão se enfrentar também na abertura Liga Futsal no próximo dia 14 de março. Nesta quarta-feira (2) jogam Santos e Erechim (já desclassificado), e Joinvile e Orlândia. Voltando ao jogo de ontem, quero destacar a grande equipe que o Santos montou para a disputa da Liga deste ano. Além do craque Falcão e o mestre Ferreti, o peixe tem no elenco outros “gigantes” do futsal como o ala Pixote, Valdin, Jackson, Bilica, Jé, Índio e outros tantos. Um time que a exemplo da extinta Malwee/Jaraguá certamente vai fazer história no futsal brasileiro.
Ajuste antes da estreia

Os quatro representantes paranaenses que vão disputar a Liga Futsal deste ano estão em ritmo intenso de trabalho, visando a estreia na competição marcada para o dia 14 de março, uma segunda-feira. O Umuarama Futsal literalmente se isolou nesta semana na cidade de Douradina (Noroeste Paranaense), onde fica o centro de treinamento de um dos seus patrocinadores, e está ultimando os preparativos para antes da Liga, disputar um torneio em Corbélia-PR (Copa Oeste), que vai reunir além da equipe da casa (participante da Chave Ouro), também o Marechal Rondon e o Cascavel, outros dois integrantes da Liga Futsal. Já o Colégio Londrinense (debutante na Liga) pelo que se sabe está marcando uma série de amistosos com objetivo de ganhar ritmo de jogo. Aliás, um deles deverá ser realizado contra o Campo Mourão/Fecam, que está em fase final de preparação para o paranaense. Faltando poucos dias para o inicio oficial da temporada, seja na Liga ou na Chave Ouro do Paraná, todos correm contra o tempo para começarem com o “pé direito”.
Quinze dias apenas e um até breve...

Wilson Bian: mais de 30 anos dedicados ao
futsal
Durou menos, bem menos que o esperado a permanência do experiente supervisor Wilson Bian, na sua segunda passagem pelo Foz Futsal, onde foi campeão da Chave Ouro em 2001. Com mais de 30 anos de experiência ele já trabalhou em várias equipes do Paraná e do Brasil, e ontem (1º) anunciou oficialmente o seu desligamento do time iguaçuense. Ao que parece, Bian, com quem tive o prazer de estar pela última vez ano passado em Campo Mourão quando era supervisor da Adeafi, não se entendeu com Rita Lee, coordenador geral do time da fronteira. De malas prontas para São Paulo, onde atualmente reside, Wilson Bian desejou sucesso para os companheiros que ficam. “Não deu certo a nossa forma de trabalhar. Ele (Wilson Veiga) tem um método de trabalho e eu tenho outro. A gente tem que trabalhar feliz e isso não estava acontecendo. Mesmo com a minha saída, vou continuar torcendo para quem fica, pelo sucesso da equipe e também pelo sucesso dele em particular", resume.