29/11/2011

Pivô mourãoense é convocado para enfrentar o Santos, do ala Falcão

Paulinho: convocado para
encarar o Santos
Para quem gosta do bom futsal poderá ver nesta sexta-feira, em Maringá (Noroeste do Paraná) um jogaço, com a presença do melhor jogador do mundo, o ala Falcão. O Santos, atual campeão da Liga Futsal, será atração da reinauguração do Ginásio de Esportes Chico Neto.

A praça esportiva foi totalmente reformada com recursos da Prefeitura e convênio com a Caixa Econômica Federal, ganhando 4.538 cadeiras, instalação de ar condicionado, aplicação de manta asfáltica na cúpula, novo piso da quadra, adequações nos camarotes, banheiros e calçada, além de pavimentação do estacionamento entre outras reformas.

O time santista vai enfrentar uma equipe mesclada com jogadores das principais equipes do Estado e do Ciagym Futsal, equipe que representa a cidade no Paranaense da Série Ouro. Entre os convocados está o pivô mourãoense Paulinho Zagotto, que desde 2005, portanto ha sete anos, veste a camisa do Campo Mourão/Fecam na Chave Ouro do Campeonato Paranaense.

"Estava me programando para assistir a partida em Maringá, mas no meio da última semana acabei sendo convocado para jogar e fique muito feliz", me disse hoje Paulinho, que está curtindo as merecidas férias depois do vice-campeonato dos Jogos Abertos em Toledo, conquistado neste mês.

LIGA FUTSAL: Ala da Copagril/Marechal Rondon é eleito melhor ala esquerdo da competição

Dyego, ala do Marechal: melhor ala canhoto da
Liga Futsal 2011
A Liga Futsal 2011 já tem sua seleção. Em uma parceria entre a CBFS e o SporTV, os internautas puderam escolher os melhores da 16ª edição da competição mais importante do salonismo nacional. O processo de escolha ocorreu em duas fases. Na primeira, supervisores e técnicos dos 23 clubes participantes escolheram os melhores nas oito categorias. Terminada esta etapa, foram selecionados os três profissionais mais votados por posição, os quais participam de juri popular, veiculado no SPORTV.COM, entre os dias 15 e 22 de novembro.

Com 56% dos votos válidos, o ala Falcão foi eleito o craque da Liga Futsal 2011. O camisa 12 do Santos concorria ao prêmio com os companheiros de clube Valdin e Jackson. Apesar de ter sido escolhido o melhor jogador, Falcão não entrou na seleção da competição, que teve: Ney, Neto, Marcênio, Dyego e Keke, com Paulo Mussalem como técnico. O ala Marcênio, do Carlos Barbosa, foi eleito a revelação da Liga.

O vice-campeão Carlos Barbosa foi o clube com mais representantes premiados. Só o ala Marcênio levou dois prêmios - o de melhor ala direito e o de revelação. O técnico Paulo Mussalem foi o outro membro do clube a triunfar em sua categoria. Apesar de ter o maior número de indicados ao prêmio, o Santos só venceu na eleição do craque (Falcão) e do melhor fixo (Neto).

Dois clubes que sequer chegaram à semifinal tiveram jogadores premiados. Eliminado nas quartas de final, a Copagril/Faville/DalPonte emplacou o ala esquerdo Dyego, desbancando ninguém menos que os santistas Falcão e Jackson. Vice-artilheiro da Liga, com 31 gols, Keke foi eleito o melhor pivô, apesar de o seu São José ter sido eliminado pelo Corinthians, nas quartas.

A eleição teve um total de 103.177 votos. A categoria mais votada foi a de melhor goleiro: 45.740 elegeram Ney o melhor camisa 1 da competição.

Confira os resultados oficiais:

Goleiro

1º Ney (Florianópolis Futsal) - 54% - 24.520 votos
2º Rennan (Carlos Barbosa) - 41% - 18.654 votos
3º Djony (Santos) - 5% - 2.566 votos
Total de votos: 45.740

Fixo 

1º Neto (Santos) - 70% - 6.031 votos
2º Rodrigo (Carlos Barbosa) - 21% - 1.759 votos
3º Gadeia (Copagril/Faville/DalPonte) - 9% - 837 votos
Total de votos: 8.627 

Ala direito

1º Marcênio (Carlos Barbosa) - 57% - 3.998 votos
2º Valdin (Santos) - 25% - 1.770 votos
3º Pixote (Santos) - 18% - 1.336 votos
Total de votos: 7.104 

Ala esquerdo 

1º Dyego (Copagril/Faville/DalPonte) - 52% - 7.445 votos
2º Falcão (Santos) - 44% - 6.245 votos
3º Jackson (Santos) - 4% - 696 votos
Total de votos: 14.386

Pivô

1º Keke (São José) - 45% - 6.591 votos
2º Sinoê (Carlos Barbosa) - 32% - 4.728 votos
3º Simi (Corinthians) - 23% - 3.563 votos
Total de votos: 14.882

Técnico

1º Paulo Mussalem (Carlos Barbosa) - 50% - 1.179 votos
2º Fernando Ferretti (Santos) - 36% - 856 votos
3º PC de Oliveira (Corinthians) - 14% - 357 votos
Total de votos: 2.394

Revelação

1º Marcênio (Carlos Barbosa) - 57% - 4.510 votos
2º Pepita (São José) - 29% - 2.280 votos
3º Jackson (Santos) - 14% - 1.198 votos
Total de votos: 7.988

Craque

1º Falcão (Santos) - 56% - 1.783 votos
2º Valdin (Santos) - 36% - 1.169 votos
3º Jackson (Santos) - 8% - 271 votos
Fim de ciclo para Chico, um "multicampeão"

A edição 2011 da Taça Brasil não ficará na história para um jogador em especial. Será o último torneio da carreira do fixo Chico, que hoje defende o time do Joinville (SC) e que anunciou a aposentadoria no domingo (27).

Aos 32 anos e 23 destes como jogador, Chico é um dos profissionais mais vencedores do futsal brasileiro. Foram 48 títulos, dos quais seis da Taça Brasil, quatro da Liga Nacional e seis da Libertadores da América, entre outros. Pela Seleção Brasileira, Chico conquistou dois Grand Prix, um Sul-Americano e um Torneio da Malásia.

E na atual Taça Brasil, o fixo já balançou as redes. Na tarde de desta segunda (28) ele fez um gol da vitória do Joinville sobre o Moita Bonita (SE) por 2 a 0.
TAÇA BRASIL: Guarapuava estreia hoje

Guarapuava: representante paranaense na Taça Brasil
A equipe Agrária Guarainvest Guarapuava Futsal começa sua jornada na Taça Brasil de Clubes, Divisão Especial, na noite desta terça feira (dia 29 de novembro), às 21 horas, pela segunda rodada (com transmissão ao vivo da SporTV). O adversário será o atual bicampeão paulista, o Orlândia-SP, que joga em casa, contando com a torcida do Ginásio Maurício Leite Morais a seu favor e que venceu o Goiás-GO na primeira rodada da competição, nesta segunda feira.

O time paulista fez uma ótima temporada em 2011, terminando em quinto lugar na Liga Futsal e conquistando o bi do paulista sobre o Santos FC, que conta com boa parte da base da Seleção Brasileira de Futsal e com o craque Falcão, considerada a grande estrela do futsal brasileiro na atualidade.

Mesmo sabendo da dificuldade que deverá ter na estréia da competição, o time de Guarapuava não se intimida: com a exceção de Daniel Japonês, que segue se recuperando de uma lesão, todos os jogadores do elenco estarão à disposição do técnico Baiano. O objetivo é tentar surpreender as equipes favoritas ao título da Taça Brasil e o Orlândia-SP é uma destas equipes.

Chegar como uma equipe desconhecida e não apontada como favorita é um dos trunfos do time guarapuavano. Ao jogar o peso responsabilidade para os demais adversários, a equipe paranaense espera render bem e se destacar nesta competição de tiro curto, demonstrando seu valor em nível nacional.
Começou a Taça Brasil

O fãs do futsal não precisam mais lamentar o fim da Liga Futsal, vencida pelo Santos na semana passada. É que ontem teve inicio a Taça Brasil, que está sendo disputada no ginásio Maurício Leite de Moraes, em Orlândia, e com transmissão do SporTV.

Dez equipes estão na disputa. São elas: Orlândia(SP), Minas (MG), Goiás (GO), Guarapuava (PR), Macaé (RJ), Carlos Barbosa (RS), Joinville (SC), Corinthians (SP), Moita Bonita (SE) e Tigre Futsal (PE). As equipes participantes foram divididas em duas chaves. O grupo A conta com Orlândia, Minas, Guarapuava, Macaé e Goiás. A chave B, por sua vez, tem o Carlos Barbosa, o Corinthians, o Joinville, o Moita Bonita e o Tigre.

Dentro dos grupos, todas as equipes se enfrentam entre si, sendo que as duas mais bem colocadas avançam para a fase semifinal. Além disso, os dois clubes que somarem menos pontos na fase de grupos vão descer para a divisão inferior do torneio.

Ontem, na estreia, o Carlos Barbosa venceu o Tigre, de Pernambuco por 7 a 2 e e Orlândia bateu o Goiás por 4 a 1. Outro que estreiou bem foi o Joinvile (SC) que venceu o Moita Bonita (SE) por 2 a 0.