29/02/2012

Duelo de contrastes

Os amantes da “bola pesada” não podem perder na noite de hoje o ‘jogão’ de futsal entre o Campo Mourão Futsal/Fecam e o forte Colégio Londrinense/São Paulo/ Sercomtel, um dos quatros integrantes do Paraná na Liga Futsal.
 
Colégio Londrinense/São Paulo/Sercomtel: adversário de hoje do CM/Fecam
A partida amistosa está marcada para ás 19h00 no ginásio Valternei de Oliveira, o Lar Paraná, em Campo Mourão, e servirá como preparação de ambas equipes para a temporada 2012. Será o segundo amistoso de Campo Mourão, que na última sexta-feira empatou em 0 a 0 com Maringá, também integrante da Liga Futsal neste ano, e o terceiro jogo-treino do Londrina/São Paulo, que venceu dois e perdeu par ao Corinthians no fim de semana.
]Uma oportunidade única para o torcedor mourãoense conhecer o novo time que representará a cidade no Campeonato Paranaense Chave Ouro e nos Jogos Abertos do Paraná. Uma equipe que ainda está em fase de formação, uma vez que precisa de pelo menos três reforços para fechar o elenco e se tornar mais competitiva, mas que já tem uma boa base e vem trabalhando forte desde o dia 6 de fevereiro.

Oportunidade também para ver em quadra o forte Londrina, que fez uma parceira com o São Paulo para disputa da Liga e montou um elenco bastante qualificado.

Certamente, por se tratar de um amistoso preparatório o resultado é o que menos vai interessar, já que os treinadores devem aproveitar o jogo para testar seus atletas e corrigir erros tático e técnicos. No entanto, nada como um resultado positivo diante de um time considerado grande no Paraná, para dar mais motivação para seqüência do trabalho.

28/02/2012

Mais um teste duro

Depois do empate sem gols com Maringá (o mais novo integrante da Liga Futsal), o Campo Mourão Futsal volta à quadra nesta quarta-feira (29) para enfrentar em jogo amistoso outra forte equipe do futsal paranaense e que também disputará a Liga Futsal em 2012: o Colégio Londrinense/São Paulo/Sercomtel.

O jogo-treino está marcado para ás 19h00 no ginásio Valternei de Oliveira, o Lar Paraná, em Campo Mourão, e serve como preparação para ambas equipes para temporada de 2012.

Será a oportunidade para o torcedor de Campo Mourão e região conhecer a nova equipe que representará o município no Campeonato Paranaense Chave Ouro e nos Jogos Abertos do Paraná. Além de poder ver também o bom time londrinense, que disputará a Liga deste ano em parceira com o São Paulo Futebol Clube.
Unipa/Foz do Iguaçu anuncia contratação de Paulo Evandro

A diretoria da Unipa/Cataratas Futsal anunciou nesta segunda-feira (20/02) a contratação do experiente fixo Paulo Evandro, de 37 anos. Após passar por testes físicos o fixo já treina com a equipe.

O jogador estava em conversação para defender o Palotina em 2012, mas decidiu defender as cores do time da fronteira por sua família residir em Foz do Iguaçu, segundo a assessoria do clube.

Veterano, Paulo Evandro já defendeu grandes clubes do futsal paranaense, entre eles, São Miguel, Cascavel, Foz, Pato Branco e Campo Mourão, onde esteve em 2010 e chegou a manifestar interesse de retornar nesta temporada.

27/02/2012

Só faltou o gol

Apesar de o discurso ser sempre que o resultado é o que menos importa neste momento, sabemos que no fundo no fundo, bons resultados na fase de preparação dão mais ânimo para a sequencia do trabalho. E o primeiro teste do Campo Mourão Futsal/Fecam na atual temporada até que foi bastante animador. O time dirigido pela primeira vez numa partida pelo técnico Marcio Rinaldo não passou de um empate sem gols com o Ciagym/Maringá, o mais novo representante paranaense na Liga Futsal 2012, no entanto o resultado não foi considerado ruim para dirigentes e comissão técnica do clube mourãoense.

Marquinhos Carioca

Realizado no ginásio Chico Neto, em Maringá, o amistoso foi bastante movimento, com boas chances de gols para ambos os lados. No entanto prevaleceu o sistema defensivo de ambas equipes, que ainda buscam aprimorar o ritmo e o condicionamento físico dos atletas. “Foi um excelente teste para nós até porque enfrentamos um dos favoritos para o titulo da Chave Ouro deste ano. Um time que foi montado para disputar uma competição nacional e que com certeza vai estar entre os melhores do estadual. Como ainda estamos com poucos adultos no grupo lançamos a garotada que nos surpreendeu muito positivamente”, comenta o técnico Marcio Rinaldo, comemorando o comportamento da equipe diante da forte equipe maringaense. “Resultado neste momento é o que menos nos interessa. O mais importante sem dúvidas é conseguirmos colocar em pratica nossa filosofia de trabalho, a forma como vamos jogar e principalmente fazermos com que o grupo se entrose. Daqui para frente temos uma longa e árdua caminhada”, argumenta.

Para o ala Marquinhos Carioca, um dos mais experientes do grupo, o teste foi bastante proveitoso exatamente pelo bom comportamento tático do time contra um adversário bastante qualificado. “Apesar de ser o primeiro jogo deste grupo mostramos um alto nível de competitividade, o que não é nada mal para um começo, especialmente de uma equipe que mudou bastante de um ano para o outro”, acrescenta.

23/02/2012

Primeiro teste 
Marcio Rinaldo comanda equipe
pela primeira vez

Depois de três semanas de intensa preparação o Campo Mourão Futsal/Fecam enfim fará seu primeiro teste antes da disputa do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro, que tem inicio previsto para 17 de março.

Na tarde desta sexta-feira (24), ás 16h00, o time mourãoense enfrenta em jogo amistoso o Maringá, que neste ano disputará a Liga Futsal, no ginásio Chico Neto, na Cidade Canção. O jogo treino servirá para ambas equipes ganharem ritmo e avaliarem seus elencos montados para a atual temporada. 

Fixo Bijú segue se recuperando de lesão

 Conforme o técnico mourãoense Marcio Rinaldo, até o inicio do estadual Campo Mourão ainda deve realizar mais dois ou três amistosos que já estão previamente agendados. “Realmente pretendemos fazer mais amistosos para começar bem a competição. A equipe ainda está em fase de adaptação, saindo de um ritmo muito forte de preparação física nesta pré-temporada. O que menos vai importar agora é resultado, mas sim o comportamento da equipe diante de um time forte como Maringá, que foi montado para uma competição a nível nacional”, observa Rinaldo, que não poderá contar com o fixo Biju, ainda em fase de recuperação de uma lesão sofrida no fim da temporada passada.

13/02/2012

Federação divulga tabela preliminar da Chave Ouro 

A FPFS divulgou na tarde de segunda-feira (13/02) a tabela preliminar do Campeonato Paranaense da Série Ouro. A tabela mostra os confrontos do primeiro e segundo turnos da Divisão Especial e os horários de mando das 16 equipes que disputam a competição estadual.

Dirigentes de equipes e diretores da FPFS durante arbitral
realizado em Cascavel
O diretor técnico da FPFS, Antonio Carlos Abrão, explicou porque a tabela é premiliminar: “A tabela ainda é preliminar porque ainda estamos no aguardo da tabela da Liga Futsal para podermos definir as datas dos jogos das três equipes paranaenses na competição”, disse o diretor técnico.

Abrão lembrou ainda que está no aguardo do calendário dos Jogos Abertos, ele disse: "Como a reunião que define o calendário dos Jogos do Governo do Paraná é na terça-feira (14/02) aguardamos para alterar na tabela oficial da Série Ouro", emendou o diretor.

Ele lembrou que assim que tenha as informações que precisa, se referindo a tabela da Liga e calendário dos Jogos do Governo do Estado, divulgará a tabela oficial da Divisão Especial com as datas e horários definitivos.

Confira aqui a tabela divulgada pela FPFS do primeiro e segundo turno:
Amorim deixa comando no Ciagym/Maringá

A diretoria do Oppnus/Maringá/Pam/Ciagym anunciou no domingo (12/02) o afastamento do técnico Adolpho Amorim da função de técnico da equipe. A diretoria esclarece que Amorim deixa o cargo por um projeto pessoal. Ele irá cursar Doutorado na UEM o que impossibilita sua participação nos jogos da Liga Futsal e do Campeonato Paranaense da Série Ouro.

Apesar do novo projeto Amorim continua na comissão técnica da equipe maringaense como auxiliar técnico. Ricardo Gonçalves Garcia Júnior, o Xepa assume o comando da equipe da Cidade Canção.

Amorim falou sobre o afastamento: “Foi uma decisão muito difícil, pois sempre sonhei em disputar uma Liga Nacional ainda mais no comando da equipe do meu coração que é o Ciagym e na minha cidade natal que tanto me orgulho de defender, mas tenho certeza que foi a melhor decisão para a equipe, pois não poderia estar presente em todos os treinos e em todos os jogos e isso comprometeria em muito o desempenho da equipe”, declarou Amorim.
Clubes aprovam fórmula proposta pela FPFS no arbitral da Chave Ouro

A fórmula de disputa do Campeonato Paranaense da Série Ouro foi definida ontem (11/02) no arbitral da competição realizado na cidade de Cascavel. As dezesseis equipes que disputarão a Divisão Especial estavam presentes, no entanto não houve votação. Por maioria, quatorze equipes aprovaram a fórmula de disputa da FPFS que teve algumas alterações. Os clubes que não aprovaram a fórmula foram o Ciagym Maringá Futsal e a Copagril Futsal.

A fórmula da FPFS segundo o diretor técnico da entidade, Antonio Carlos Abrão, era uma tentativa de atender aos anseios dos clubes da Divisão Especial. O diretor viu que as equipes gostariam de receber todas as equipes, principalmente as que disputam a Liga Futsal, em casa e também gostariam de um calendário extenso. Por isso a FPFS propôs o campeonato em dois turnos, de ida e volta.

A competição será disputada em dois turnos em que as dezesseis equipes se enfrentam em partidas de ida e volta, as doze melhores avançam para a 2.ª Fase e formam o Play-Off, seis contra seis. Os seis vencedores do mata-mata avançam as Quartas-de-Final e os dois perdedores com maior índice técnico também, essa uma alteração proposta pelos clubes. Ao final da 1.ª Fase as duas equipes que menos somarem pontos serão rebaixadas para a Série Prata.

Uma das alterações em relação ao modelo proposto pela FPFS foi sobre o quadrangular que definia os rebaixados. Esse quadrangular foi excluso. Outra alteração era em relação as duas equipes que se classificariam da 2.ª Fase para a 3.ª Fase através do íncide técnico e o número de partidas nos Play-Off da segunda fase. Ficou decidido que na 2.ª Fase as equipes se enfrentam em no máximo duas partidas, se classificam as seis equipes vencedoras na fase e também as duas equipes perdedoras de melhor índice técnico. O índice técnico é apurado através dos seguintes critérios: gol average, número de gols marcados e números de gols sofridos.

Entenda a Fórmula de disputa:

1.ª Fase – As 16 equipes se enfrentam em partidas de ida e volta (30 jogos)
2.ª Fase – As 12 equipes melhores classificadas na 1.ª Fase se enfrentam em jogos das “Oitavas-de-Final”, em no máximo duas partidas
3.ª Fase – As 6 equipes vencedoras da 2.ª Fase e as duas melhores perdedoras no índice técnico se enfrentam nas Quartas-de-Final, em até três partidas caso seja necessário
4.ª Fase - As 4 vencedoreas da 3.ª Fase se enfrentam nas Semifinais, em até três partidas
5.ª Fase – As 2 melhores equipes da 4.ª fase se enfrentam na Final, em até três partidas

Fonte: FPFS

06/02/2012

Campo Mourão/Fecam inicia pré-temporada

Prepardor físico Beto, responsável
pelo condicionamento do CM/Fecam

A temporada de 2012 começa oficialmente nesta segunda-feira (06) para o Campo Mourão Futsal/Fecam. A partir das 17 horas, diretoria, comissão técnica e jogadores se reúnem pela primeira vez de forma coletiva no ginásio de esportes Valternei de Oliveira (Lar Paraná), onde haverá uma primeira conversa com o grupo e logo depois serão iniciados os testes físicos.

O elenco ainda passará por uma série de exames médicos, onde serão avaliadas condições clínicas e psicológicas dos jogadores. O trabalho será aplicado pelo preparador físico Eberton de Souza, o Beto, e acompanhado de perto pelo técnico Márcio Rinaldo.

Por enquanto doze jogadores vão iniciar os trabalhos junto com a comissão técnica, no entanto, pelo menos mais dois atletas deve ser contratados antes do inicio da competição, previsto para a metade do mês de março.

O elenco que inicia a temporada é formado pelos Goleiros Boquinha (remanescente) e Tailon (ex-Corbélia); Fixo Biju (remanescente); Alas/Fixo Piliu e Julio (remanescentes); Alas Cadine e Eduardo (remanescentes), Marquinhos Carioca (ex-Anapolis/GO) e Soro (ex-Ciagym/Maringá), pivô Kumano (ex-São Miguel).

Ainda serão incorporados ao grupo os juvenis Wellyfer e Felipe, que estão vindo de Cascavel a pedido do técnico Marcio Rinaldo. E mais dois jogadores, sendo um fixo e um pivô precisam ser contratados.

03/02/2012

Cascavel fora da Liga Futsal

13-10-11-CASCAVEL-OUROO Cascavel Futsal não disputará a Liga Futsal em 2012. Em reunião realizada na tarde de quinta-feira (02/02) a CBFS decidiu que somente os franqueados participarão da competição nessa temporada.

O Cascavel tentava entrar na competição como convidado como fez na temporada passada em que foi eliminado nas quartas-de-final da principal competição nacional. Com a decisão da CBFS de que somente os detentores das 20 franquias disputarão a Liga a equipe paranaense fica de fora da disputa.

Copagril, de Marechal Candido Rondon com a franquia da Dalponte, Umuarama com a da Penalty, Ciagym de Maringá com a da Superbola e Colégio Londrinense com a franquia do São Paulo são os representantes paranaenses 17ª edição da Liga Futsal.

A equipe cascavelense, atual campeã do estado, se concentra agora na disputa do Campeonato Paranaense da Série Ouro em que defende o título. A competição estadual está marcada para começar no dia 17 de março.

02/02/2012

Federação confirma os 16 times da Chave Ouro 2012

Terminaram na quarta-feira (01/02) as inscrições para o Campeonato Paranaense da Série Ouro. A competição estadual terá a participação de 16 equipes. As últimas equipes a confirmarem presença na competição foram o Palotina e São José dos Pinhais, respectivamente e fecharam o grupo das equipes que disputam da Divisão Especial de 2012.

As dezesseis equipes confirmadas, que a partir de 17 de março, iniciam a disputa pelo título da principal competição do salonismo paranaense em 2012 são em ordem alfabética:

Campo Mourão Futsal – Campo Mourão
Cascavel Futsal – Cascavel
Ciagym Futsal – Maringá
Copagril Futsal – Marechal Candido Rondon
Corbélia Futsal – Corbélia
Guarapuava Futsal – Guarapuava
Lojão do Keima – Ponta Grossa
Marreco Futsal - Francisco Beltrão
Palotina Futsal – Palotina
Paraná Clube – Curitba
Pato Futsal – Pato Branco
Quedas Futsal – Quedas do Iguaçu
São José dos Pinhais Futsal – São José dos Pinhais
São Lucas – Paranavaí
Toledo Futsal – Toledo
Umuarama Futsal – Umuarama

Subiram da Série Prata

O Pato Futsal, de Pato Branco, o campeão da Série Prata está de volta a elite do paranaense. O Lojão do Keima de Ponta Grossa, vice-campeão da Série Prata traz de volta a cidade de Ponta Grossa a Série Ouro. O Toledo Futsal, terceiro colocado na Prata substitui o desistente São Miguel do Iguaçu.

Arbitral

O arbitral da Série Ouro acontece às 09H15 do dia 11/02 (sábado) na Faculdade Assis Garucz (FAG) na cidade de Cascavel. Os atuais campeões paranaenses sediam o evento que define a fórmula de disputa da competição.