06/10/2011

Dos Jogos da Juventude para as Olimpíadas

Andréia Suntaque: do volei mourãoense para a
seleção feminina de futebol
Dezenas de atletas Paranaenses iniciaram suas carreiras disputando “Jogos da Juventude” representando suas cidades e hoje são atletas olímpicos e conquistaram diversas medalhas representando o país em Olimpíadas, Jogos Pan Americanos, Campeonato Mundiais. A goleira da seleção brasileira feminina Andréia Suntaque, a jogadora de vôlei Mariane Steinbrecher e a ginasta Dayane Camillo são exemplos de atletas campeãs em suas modalidades.

Andréia Suntaque, goleira titular da Seleção Brasileira feminina de futebol, começou sua carreira de atleta no voleibol, treinada pela técnica Rosangela Koch em Campo Mourão nos Jogos da Juventude de 1993. Devido uma contusão no ombro e recomendação dos médicos , aos 20 anos, Andréia trocou as quadras de vôlei pelos gramados. Andréia conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de Santo Domingo e do Rio de Janeiro, neste último sem sofrer nenhum gol durante toda a competição. Andréia participou de três Olimpiadas, conquistando a medalha de prata nos jogos de Atenas em 2004 e de Pequim em 2008.

Mari: outra revelação dos JOJUP's
A atleta decidiu se tornar profisisonal em uma disputa dos Jogos Abertos em 1993, “com a ajuda da técnica Rosangela e o apoio das meninas que jogavam comigo vi que era isso que eu queria, o trabalho com elas foi gratificante”. Andreia lembra que “os JOJUP`s são o começo de uma carreira, pois você demonstra que tem condições de ser um atleta profissional”, diz.

A atleta Mariane da seleção brasileira de voleibol, iniciou a carreira esportiva em Rolândia e representou a sua cidade nos Jogos da Juventude com apenas 14 anos. “Esse campeonato valoriza o grupo e a vontade dos atletas de crescerem e serem campeões”, revela que manda um recado para os atletas dos Jojup´s desse ano: “Não desistam dos sonhos, e sempre respeitem os companheiros e adversários,lutem sempre, pois sem muito esforço, não existe um super atleta” disse Mari. Campeã Olimpica em 2008 em Pequim, e medalha de prata nas Olimpiadas de Atenas, Mari, que é ponta passadora da seleção nacional conquistou o hexa do Grand Prix 2009, e o Campeonato Continental classificatório para o Mundial do Japão de 2010.

Fonte: Blog dos JOJUP's - http://jojupscm.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários