29/06/2011

Chegou o pivô

Joney: com experiência internacional, pivô chega para reforçar
ataque do Campo Mourão/Fecam
Uns vão, outros vêm... Quem ainda não ouviu esse ditado? Afinal, assim é a vida! E quem acaba de chegar no Campo Mourão/Fecam é o pivô cearense Joney, de 27 anos. Aliás, mais um do Nordeste do país. Experiente, o jogador já defendeu vários clubes pelo Brasil, principalmente do Ceará, onde nasceu e se criou. Natural de Fortaleza, o pivô, que por característica joga mais na referência, atuou no Sumov, Fortaleza e Ceará, na capital, além de Granja, no interior do Estado. Passou ainda por São Lourenço e Ibirama, de Santa Catarina, além do Palmeiras, de Goiás, e Cannes, da França, de onde chegou no inicio deste ano. Colecionador de títulos, Joney conquistou o bi-campeonato da Liga Nordeste em 2008 e 2009, por Granja e Fortaleza, respectivamente, além da Liga Cetro-Oeste e o Campeonato Goiano, pelo Palmeiras de Goiás. Um ótimo currículo, mas que pode ainda ser mais incrementado na sua passagem por Campo Mourão. Pelo menos é o que esperamos. Conversei hoje com “a fera”, que me pareceu bastante profissional. Sem meias palavras, Joney me disse que por onde passou sempre conquistou bons resultados e quer fazer o mesmo no time mourãoense. Tomara mesmo, pois é justamente o que esperamos e queremos. Quem sabe você Joney, não é aquele pivô artilheiro que tanto desejamos. Um pivô de referência, de contenção e que coloque a bola para dentro, para dar mais alegria para o torcedor, que tanto merece. Seja bem vindo e que os ares do Paraná, especialmente de Campo Mourão, lhe tragam muitas alegrias, pois o teu sucesso será o nosso também.

28/06/2011

LIGA FUTSAL: Deu Umuarama no clássico paranaense

Em jogo válido pela primeira fase da Liga Futsal 2011, a Gazin/Oi/Penalty enfrentou a Copagril/Faville/DalPonte nesta segunda-feira (27/6) e venceu pelo placar de 1 a 0. O fixo Vinicius anotou o tento salvador no período final. O clássico paranaense foi mais equilibrado do que nunca. Empurrado por sua torcida, 
Fernando Malafaia: triunfo sobre o atual vice-campeão
e ascenção na tabela
a Gazin partiu em busca dos três pontos desde o início. Para o competente técnico Fernando Malafaia, o triunfo foi merecido. “Tivemos o equilíbrio do jogo e fomos merecedores do resultado positivo. Manter a posse da bola foi fundamental hoje”, analisou o comandante da Gazin. Com a vitória, o clube de Umuarama chegou à quinta colocação com 34 pontos e ultrapassou a própria Copagril na classificação, que continua com 32 pontos, mas na sexta posição agora.

27/06/2011

Federação volta atrás

Primeiro a F.P.F.S convoucou em caráter de urgência uma reunião com todos os 15 clubes participantes da Chave Ouro 2011, com objetivo de anunciar oficialmente a desistência do C.A.F.E Cianorte da competição e discutir uma possível mudança de regulamento da segunda parte do certame, que estava previsto para ter dois grupos de oito times cada, caindo o último de cada grupo para a segunda divisão. Contudo, fiquei sabendo agora pouco que essa reunião, marcada para acontecer em Cascavel nesta terça-feira (28), não vai mais acontecer em razão da não concordâcia de uma das equipes. Que coisa heinn! Ao que parece nada será mudado e os grupos ficarão mesmo, um com sete, e outro com oito equipes, em razão do abandono dos cianorteneses. Bom para as equipes que estão no grupo "A" (Paraná Clube, São Lucas, Ciagym, Quedas, Palotina, São José e Umuarama), que não correrão o risco de cair. Pior para os times do outro grupo "B" (Guarapuava, Marreco, Campo Mourão, São Miguel, Foz, Corbélia, Cascavel e Marechal C. Rondon), que além de teoricamente estarem no chamado "grupo da morte", ainda estarão sendo pressionadas a não ficarem na última colocação, para fugirem da degola. O mais justo mesmo, na minha opinião, seria uma disputa de todos contra todos, em turno único. O que daria iguladade de condições e o mesmo numero de jogos. Mas, segundo informações, a programação para a segunda parte já está, inclusive, sendo montada e deve ser divulgada ainda nesta seama pela Federação. Vamos aguardar e torcer para que nenhuma outra lambança apareça daqui para frente.
Marreco abre vantagem na final


Nelsinho Bavier: Expulso na primeira
partida...
Em um jogo tenso e com algumas expulsões, o Marreco derrotou o Guarapuava por 3 a 3 e abriu vantagem na decisão da primeira etapa da Chave Ouro. O destaque positivo da partida foi o goleiro Barbosa, do Marreco, enquanto negativamente ficou para as brigas entre jogadores, expulsões e reclamações dos dois lados quanto a arbitragem. O jogo começou quente, com muitos arremates a gol. o marreco conseguiu abrir o marcador ainda no primeiro tempo, aos 16`, quando Japonês falhou na saída de bola e Emerson aproveitou para marcar. Em um lance posterior, Tiagão ganhou a disputa de bola e partiu para empatar o jogo em 1 a 1. O lance da disputa de bola originou reclamação dos beltronenses, que entenderam ter havido falta no lance. Na confusão, a arbitragem mostrou amarelos para Ericson e Ronaldo, jogadores do Marreco que estavam pendurados. Ao final da confusão, o técnico Nelsinho Bavier (Beltrão) e o ala Ronaldo ainda foram expulsos. Faltando 12 segundos para o final do primeiro tempo, Neto Caraúbas acertou um sem pulo para deixar o time da casa na frente do marcador. No intervalo, nova confusão na área dos vestiários, porém sem a intervenção dos árbitros. Houve bate-boca e agressões. 
...mas vencedor no confronto diante do forte
Guarapuava
Segundo relatos das emissoras de rádio, Brigadeiro, Biro, o presidente e alguns jogadores do Marreco trocaram agressões. O segundo tempo começou com esse clima, mas os jogadores estavam mais preocupados em jogar bola. Na primeira metade do segundo tempo, Nenê reclamou com a arbitragem e recebeu o cartão vermelho. Com um a menos, o Guarapuava se fechou, mas não segurou a pressão. Cristian, aos 11`, fez o terceiro gol do Marreco. O Guarapuava conseguiu descontar com Tiagão, quando faltavam 12 segundos para o final. "É uma pena que a Federação coloque uma arbitragem desse nível em uma final", disse o técnico Baiano ao final da partida. Agora, o Guarapuava precisa de uma vitória no jogo da volta para forçar a prorrogação. O Marreco joga por um empate para ficar com o título. (Fonte: site radiogol)

21/06/2011

Mais um impasse na Chave Ouro

Como há muito não acontecia o Campeonato Paranaense Chave Ouro novamente passa por problemas de ordem regulamentar. Digo há muito tempo, porque somente neste ano foram várias as tentativas de “melar” a competição, depois da mudança de regulamento em que apenas 13, das 16 tradicionais equipes, iniciaram o certame, já que três times paranaenses que disputam a Liga Futsal (Umuarama, Cascavel e Marechal) não disputaram a primeira parte. Em todos os anos em que a Chave Ouro foi realizada desde o inicio com o formato de 16 times, classificando 12 e depois 8, para daí em diante passar para o mata-mata, não haviam contestações de tal modo. Agora mais um impasse marca o reinicio da segunda parte do campeonato 2011.
Itamar e Ricardo, presenças certas na reunião que
vai decidir o futuro da Chave Ouro
É que o C.A.F.E Cianorte (o último colocado nesta parte inicial da disputa), como todos já esperavam formalizou junto a Federação Paranaense de Futebol de Salão (F.P.F.S) sua desistência da competição, deixando o campeonato com apenas 15 equipes, o que inviabiliza a fórmula aprovada no arbitral realizado no início do ano, onde as 16 equipes seriam dividas em dois grupos de oito times cada, classificando os quatro primeiros de cada grupo e caindo os dois último colocados da cada lado. Enfim, diante dessa situação a F.P.F.S está convocando em regime de urgência uma reunião a ser realizada em Cascavel, na próxima terça-feira, dia 28 de junho, onde será definida a nova fórmula de disputa. Inclusive, segundo comunicado oficial do órgão, já existem duas propostas sugeridas pelos clubes, que serão reveladas durante o encontro. Os dirigentes de Campo Mourão, Ricardo Echelmeier (Supervisor) e Itamar Tagliari (Presidente), já garantiram presença. Na minha opinião fica uma grande lição depois de tantos fatos desagradáveis. Em 2012, novamente essa fórmula precisará ser revista, e os times de Liga que se virem para disputar as duas competições (Paranaense e Liga Nacional) simultaneamente. Se acharem que não dá e optarem pela Liga, que então façam como o Londrina e peçam para sair. E tenho dito.

17/06/2011

Inter-temporada levada a sério no CM/Fecam

Preparador físico e auxilar técnico, Beto
quer manter o time com fôlego na
Chave Ouro
O Campo Mourão Futsal/Fecam está aproveitando o período sem compromissos oficiais pela Chave Ouro para aprimorar o condicionamento físico e também a parte tática e técnica da equipe, visando a seqüência da competição, que será reiniciada a partir de 09 de julho, com a participação de 16 equipes, inclusive dos três representantes do Paraná na Liga Futsal (Cascavel, Marechal Rondon e Umuarama). Neste momento a comissão técnica do Campo Mourão/Fecam está intercalando os treinos com sessões físicas e trabalhos táticos e técnicos com bola, com objetivo de manter o condicionamento adquirido até aqui e, sobretudo, reforçar a resistência do grupo. “Na semana passada intensificamos mais a parte física e agora já entramos no trabalho com bola, intercalando o aprimoramento da parte tática e técnica, sem deixar de lado esse incremento da resistência, que é o que vai manter o time com fôlego até o final da competição”, explica o preparador físico Eberton de Souza, o Beto, revelando que até aqui todos vem suportando bem a carga de trabalho. “Na verdade o condicionamento da equipe está dentro do ideal. Apesar de termos um elenco reduzido, todos vem conseguindo suportar bem os treinos e nos jogos que fizemos até aqui tiveram um bom rendimento. Estamos fazendo paralelamente um acompanhamento do percentual de gordura de cada um, para mantermos cada um no seu peso ideal, além também de fazermos um trabalho para prevenir de lesões”, esclarece Beto. Para as próximas semanas o time deve começar a realizar amistosos com equipes da região, no sentido de novamente readquirir o ritmo de jogo, visando reinicio da competição.
Santos vira para cima do Minas e segue invicto

Foi difícil, mas, no final, o Santos conseguiu a sua 14ª vitória na Liga Futsal, ao derrotar o Minas por 2 a 1, na noite desta quinta-feira, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). Depois de sair perdendo na primeira etapa, o Alvinegro chegou ao triunfo com dois gols de Pixote, ex-jogador do time mineiro. Com o resultado, o líder da competição atingiu 91,7% de aproveitamento, enquanto o Minas soma agora 39,2% dos pontos conquistados. Após um primeiro tempo equilibrado e com alternância no controle do volume de jogo, os mineiros conseguiram abrir o marcador. Nando roubou a bola e puxou contragolpe. Ele conseguiu passar para Dieguinho, que fechou livre na área para fazer 1 a 0, aos 18 minutos. No segundo tempo, o Santos foi para cima e conseguiu finalmente superar a defesa adversária. Aos 26 minutos, Pixote avançou, driblou a marcação e chutou. A bola entrou mansamente no gol. 
Pixote foi o carrasco do Minas, seu ex-time, na partida desta
quinta-feira
Aos 32 minutos, Falcão puxou um contra-ataque e tocou para Pixote, que tirou do goleiro, virando a partida. Nos instantes finais, o fixo Nando passou a atuar como goleiro-linha, em uma tentativa dos mineiros de impor um maior volume de jogo em busca do empate, mas o placar ficou inalterado e a vitória ficou com os visitantes: 2 a 1. No último segundo, Falcão chutou da intermediária e chegou a marcar o que seria o terceiro gol santista. Mas, como o cronômetro já estava zerado, o árbitro não confirmou o gol, para o lamento do melhor jogador do mundo. "Bem que a partida podia ter tido um segundo a mais", brincou Falcão, que fez também uma análise da partida. "O time do Minas tem muita velocidade e a quadra pequena ajuda o estilo de jogo deles. Mas, valeu pela vitória", finalizou.
Umuarama perde em Carlos Barbosa

O Carlos Barbosa segue sua perseguição ao Santos/Cortiana, na noite desta quinta-feira (16/6), os gaúchos bateram o Gazin/Oi/Penalty, por 3 a 0, em partida realizada no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS), pela primeira fase da Liga Futsal 2011. A ACBF chegou aos 38 pontos, seguindo na vice-liderança do campeonato, enquanto os paranaenses seguem com 25 pontos, ocupando a 10ª posição. Porém, o time pode perder posições com o encerramento de alguns jogos em andamento nesta quinta-feira. Após um primeiro tempo sem gol, os anfitriões conseguiram abrir o placar aos 32min01, com um tento do fixo Rodrigo, que chegou aos 16 tentos na Liga Futsal, ficando a um gol da ponta da artilharia, ocupada por Keke, do São José/Vale Sul Shopping, e Bebeto, do SPFC/Marília/Construban. Na sequência, os barbosenses se aproveitaram da expulsão do goleiro Gian e ampliaram, com Marcênio, aos 38min13. O placar foi definido aos 38min48, em um contragolpe puxado por Daniel, ele tocou para Leandrinho empurrar para as redes: 3 a 0. No sábado (18/6), o Carlos Barbosa terá um clássico diante da Assoeva/Unisc/ALM. A partida ocorre no Centro Municipal de Eventos, às 17 horas. Os paranaenses reencontrarão seus torcedores. Na segunda-feira (20/6), o Gazin enfrenta a V&M Minas, em Umuarama (PR).
Empate no clássico paranaense

Deu empate no clássico paranaense entre Diplomata/Muffatão/Cvel e Copagril/Faville/Dalponte, válido pela Liga Futsal 2011. Nesta quinta-feira (16/6), no ginásio Francisco Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR), as duas equipes fizeram um jogo equilibrado, que terminou empatado em 1 a 1, resultado que não altera a situação de ambos na tabela. Com o ponto conquistado, o Diplomata chegou aos 28 e continua na quinta colocação. Já a Copagril tem agora 29 e esta em quarto lugar. Na próxima semana, os dois times voltam à quadra pela competição. Na segunda-feira (20/6), os rondonenses recebem o São Caetano/Corinthians/Unip (SP), às 19h15, no ginásio Ney Braga. Já os cascavelenses voltam a atuar na quarta-feira (22/6), às 19h15, contra o V&M Minas (MG). No jogo, como todo clássico, o início foi nervoso e com muitas faltas. Priorizando a marcação, as duas equipes arriscaram-se pouco no ataque, o que deixou a partida truncada e sem grandes emoções. Os lances de perigo surgiram, principalmente, em chutes de longa distância, mas o gol só saiu no fim da primeira etapa. Aos 17min29, o fixo Rennan apareceu livre na área e abriu o placar para a Copagril. No segundo tempo, o Diplomata mudou a postura e passou a atacar mais, enquanto a Copagril fechou-se na defesa. O goleiro cascavelense, Donny, começou a participar das ações ofensivas, mas, mesmo assim, o time da casa tinha dificuldades para superar o forte sistema ofensivo rondonense, que é o menos vazado da Liga. Porém, de tanto insistir, o Diplomata conseguiu o empate. Aos 31min55, depois de troca de passes, Issamu arriscou de fora da área e acertou o canto do goleiro Léo Oliveira, igualando o marcador. No restante do jogo, as duas equipes buscaram o gol, mas as defesas foram bem superiores, mantendo o resultado.

06/06/2011


Marreco Futsal segue na briga pelo título
Acabou o sonho

O Campo Mourão/Futsal está fora da semifinal da primeira parte do Campeonato Paranaense de Futsal – Chave Ouro. No último sábado a equipe foi eliminada da competição ao perder por 5 a 2 para o Marreco, na cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. O jogo até que começou equilibrado e com o apoio da torcida, o Marreco largou na frente com gol de Fernandinho, mas 30 segundos depois Paulinho empatou a partida. A virada do time mourãoense veio ainda no primeiro tempo, com Reverson, dando sinais de que a partida será equilibrada até o fim. Ledo engano, pois a reação dos donos da casa começou cedo, ainda no início do segundo tempo. O empate aconteceu em uma cobrança de penalidade convertida pelo veterano Marcelo Serrão. Depois foi a vez do pivô Cristian tocar de calcanhar para o fundo da rede e fazer um gol antológico no ginásio Arrudão. Precisando do resultado, nos minutos finais Campo Mourão resolveu arriscar e partiu para o goleiro-linha, mas no primeiro lance Everson fez mais um para os donos da casa, e no final, Ericson fechou o placar em 5 a 2 para alegria da torcida beltroense. Na semifinal, o Marreco encara o Guarapuava, que despachou o São Miguel ontem, também vencendo por goleada: 4 a 0. O Campo Mourão vai seguir treinando, se preparando agora para a segunda parte da competição, que começa em 09 de julho e terá a participação das equipes paranaenses que estão na disputa da Liga Futsal. A grande decepção até aqui ficou por conta da desclassificação do Paraná Clube, time de melhor campanha da primeira fase. Surpreendentemente, os paranistas foram eliminados pelo Quedas Futsal, de Quedas do Iguaçu. A equipe da capital venceu no tempo normal por 5 a 4, mas o placar levou a decisão para a prorrogação. No tempo extra, o placar ficou em branco e nas penalidades vitória do Quedas por 5 a 4. Com isso o Quedas Futsal encara na semifinal o classificado de Ciagym Maringá e São Lucas de Paranavaí. No primeiro jogo das quartas de final, o Ciagyn saiu na frente: 1 a 0. Agora joga pelo empate na volta.

03/06/2011

O raund decisivo em 'Chico' Beltrão

Só a vitória interessa ao Campo Mourão/Fecam neste sábado, diante do Marreco Futsal (Francisco Beltrão), no Sudoeste do Paraná. Aliás, este é o único resultado que garante qualquer uma das equipes, a classificação na semifinal desta primeira parte da Chave Ouro 2011. Em caso de empate no tempo normal o jogo terá ainda prorrogação e se necessário, cobrança de penalidades. A única vantagem do time beltroense será decidir a vaga em casa, diante do seu torcedor. Mas, apesar das dificuldades que vai encontrar, Campo Mourão está confiante e promete não se intimidar para conseguir a classificação. Conversei com o Jorjão (técnico de Campo Mourão) que me garantiu que vai jogar para ganhar. Segundo ele não tem essa de ir pra lá passear. A semana cheia de trabalho foi bastante proveitosa e o Jorge pôde implantar um pouco mais da sua filosofia de trabalho.
Jorjão: time vai jogar para ganhar
em Fco. Beltrão
O que o treinador não quer é lamentação ou desculpas pela falta desse ou daquele jogador que foi embora ou está machucado. E concordo com ele. O time está reduzido sim, mas as peças serão repostas. Agora, enquanto isso o jeito e lutar com o que se tem. Quem está no grupo tem que mostrar que tem qualidade e entrar para jogar bem, para ganhar. Os juvenis que foram relacionados têm de dar conta do recado, sem se preocupar com pressão ou confusão. Lá dentro são cinco contra cinco. O time mourãoense pega estrada na manha deste sábado rumo a Francisco Beltrão e o jogo está marcado para ás 20h30 no ginásio de esportes Arrudão.